PCP critica falta de médicos oncológicos no Barreiro

Falta de especialistas em oncologia no Barreiro arrasta-se há mais de um ano 

O problema da falta de médicos oncologistas no Centro Hospitalar de Montijo/Barreiro arrasta-se há mais de um ano. Já por diversas vezes o PCP – tal como outros partidos – denunciaram o caso ao Governo mas... continua tudo igual. Há falta de médicos e os doentes estão horas à espera de serem atendidos. A situação é “grave” revela a deputada comunista, Paula Santos.  

Deputada comunista quer mais médicos oncológicos no Barreiro

“A falta de médicos oncologistas no Centro Hospitalar Montijo/Barreiro coloca em risco a vida dos pacientes que sofrem de cancro”, porque estes doentes não recebem “o apoio necessário para fazerem os tratamentos em tempo útil”, conta Paula Santos, deputada comunista eleita pelo círculo eleitoral de Setúbal. Esta falta de médicos “sobrecarrega os serviços existentes e os pacientes estão horas à espera para serem atendidos”, refere. A necessidade de contratar mais profissionais para este serviço de saúde fez com que os deputados do PCP questionassem, mais uma vez, o Governo sobre o assunto.
A deputada salienta que o Governo “propôs-se a contratar um especialista”, mas já passou um ano “e continua tudo na mesma”. O hospital do Montijo/Barreiro perdeu “a maior parte dos médicos que tinha na área oncológica” e também “o único especialista existente em hemato-oncologia”, o que teve algum impacto na vida dos cidadãos com doenças cancerígenas.

Hospital referência no distrito de Setúbal 
Paula Santos lembra que este centro hospitalar é uma “referência no distrito de Setúbal”, uma vez que é o único com os meios necessários “para tratar os doentes com cancro”, mas neste momento está a perder a capacidade de atender “todos os pacientes oncológicos que se dirigem ao hospital para fazer os seus tratamentos”.
A comunista defende que “o Serviço Nacional de Saúde tem que dar resposta às necessidades de todos os cidadãos” e lamenta a falta de “sensibilidade que o Ministério da Saúde tem para com estes doentes”.
Paula Santos refere ainda que o Governo “reduz as verbas para os hospitais, mas aumenta a quantia dada aos serviços de saúde público-privados”. Para a deputada, esta falta de dinheiro para os hospitais públicos “é um problema que tem de ser resolvido” e o atual executivo“tem que perceber o que é prioritário e melhor satisfaz as necessidades dos cidadãos”. 

Agência de Notícias 
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários