Partidos não se entendem no Montijo e Afonsoeiro

Junta sem executivo porque PS, CDU, PSD e BE não se entendem  

Está instalada a confusão na Junta de Freguesia de Montijo/Afonsoeiro. O PS ganhou as eleições por 137 votos a mais que os comunistas, queixa-se que não consegue formar um governo porque “nenhum dos outros partidos deseja governar, apenas querem fazer oposição”. A única proposta formal foi do PSD, a terceira força mais votada, que propôs um executivo composto por todas as forças políticas. No entanto, CDU e BE recusaram. O BE quer os social-democratas “fora do governo” da Junta e uma coligação à esquerda. O PSD não aceita e ninguém se entende. As eleições foram a 29 de Setembro.  


Junta de Freguesia de Montijo/Afonsoeiro ainda sem executivo

 “A Junta de Freguesia do Montijo/Afonsoeiro poderá ter que fechar as suas portas” se os partidos não chegarem a um acordo “para formar o executivo”, afirma o cabeça-de-lista do PS. Fernando Caria considera que esta situação se prolonga há mais de um mês, porque “nenhum dos outros partidos deseja governar, mas apenas querem fazer oposição”. 
O cabeça-de-lista da CDU, Joaquim Correia, responde que “é difícil os partidos da oposição chegarem a acordo com o PS, porque nenhum quer abdicar do seu programa eleitoral”.
Fernando Caria, vencedor das eleições, lembra que sem a colaboração dos outros partidos “vai ser difícil haver um executivo” e a junta “não vai poder ver o seu orçamento aprovado”, começando a haver “atrasos nos pagamentos”.
Sem maioria, os socialistas precisam de “coligação”, para criar um executivo. O autarca afirma que falou com “todos os partidos individualmente”, mas o único com apresentou uma proposta foi o PSD, no sentido “de o executivo ser formado por um elemento de cada partido da oposição e quatro membros do PS”, mas esta proposta “não foi viabilizada pela CDU e pelo BE”.

BE não quer PSD no executivo  
O cabeça-de-lista do PSD realça que “está disposto a um acordo”, porque as pessoas demonstraram “que querem as quatro forças políticas no executivo”. Joaquim Manuel Silva salienta que “a CDU e o BE não querem participar no executivo e vão inviabilizar qualquer proposta”.
O Bloco de Esquerda, que conseguiu eleger dois mandatos, sempre disse que “estava fora de hipótese qualquer acordo com o PS”, no entanto nas últimas horas voltou atrás e lançou para a mesa das negociações uma proposta: “O BE aceitará o alargamento da participação no executivo por forças políticas da esquerda, se a CDU assim o decidir”. No entanto, o Bloco “não participará na Junta de Freguesia com a representação do PSD”.
Vanessa Sousa, assessora do Bloco, diz ainda que o partido “mesmo que não venha a participar no executivo, não inviabilizará a sua constituição com outras forças partidárias”.

PSD acusa Bloco de “falta de abertura democrática”
Em resposta, os social-democratas do Montijo, acusam os bloquistas de “falta de abertura democrática” na União de Freguesias do Montijo e Afonsoeiro, ao impor ao PS, como condição para a sua participação no executivo a exclusão do PSD do mesmo.
Os social-democratas consideram que a tomada de posição por parte do BE, “está de acordo com a sua génese e demonstra por parte do mesmo uma falta de abertura democrata, que consideramos tocar o limiar do extremismo político, mas são opções políticas com as quais não nos conseguimos identificar”.
O PSD não concorda com a posição do BE, pois procurou “sempre desde o início, fomentar um executivo que expressasse uma situação de equilíbrio e uma representação mais correcta da vontade das gentes da nossa terra”, diz em comunicado o PSD que, ao mesmo tempo, diz que “não inviabilizarão a constituição do executivo, permitindo funcionamento em pleno da Junta”.

CDU quer PS a governar com seis
Para resolver esta situação o mais rápido possível, o representante do Partido Comunista sugere que “o PS forme o executivo com as seis pessoas que tem e vá buscar uma ao executivo anterior”, uma vez que a lei permite isso. A mesma proposta é apresentada por António Oliveira, do BE, “que considera uma boa solução para resolver o problema”. Os socialistas ainda não têm essa hipótese em cima da mesa, porque prefere que no executivo “estejam elementos dos partidos da oposição”.
Um braço de ferro que promete durar no Montijo e Afonsoeiro.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários