Mostra de Teatro de Almada começa amanhã

Partir, do Teatro Areia, abre um dos melhores festivais do país

 De 7 a 24 de Novembro, 14 companhias e grupos de teatro apresentam na 17ª Mostra de Teatro de Almada. São 19 espetáculos, entre os quais 8 estreias nacionais, em diferentes espaços da cidade. A estreia da peça de teatro "Partir", que inaugura o certame, foi antecipada para amanhã, devido à greve geral marcada para o dia 8.

Partir de Sarah Adamopoulos abre o festival deste ano

"Tratando-se de uma estreia, antecipou-se a abertura da mostra", disse fonte da organização, explicando o porquê da alteração da data de estreia de "Partir", "Partir", um texto que a escritora Sarah Adamopoulos escreveu para o Teatro de Areia, a pedido do encenador belga Francis Seleck, e que aborda a questão da emigração e o dilema de muitos portugueses, entre ficar ou partir.
"Foi uma peça dolorosa de escrever, porque fala sobre nós, do nosso passado. Nós pensávamos que a fome tinha acabado, que nunca mais ia haver fome, que estávamos num país desenvolvido. E, afinal, foi tudo uma ilusão", explicou a autora à Lusa.
Organizada pela Câmara de Almada, a Mostra de Teatro, que decorre até 24 de Novembro, pretende dar a conhecer a diversidade da criação teatral produzida ao longo do ano pelos grupos de teatro amadores e profissionais do concelho almadense.
Além do espetáculo de abertura, pelo Teatro de Areia, no Auditório Fernando Lopes-Graça, no Fórum Romeu Correia, em Almada, às 21.30, está prevista a participação de mais 13 grupos de teatro que vão apresentar um total de oito estreias nacionais.

O cartaz
Menina dos Meus Olhos chega a 15 de Novembro 
Entre outros, participam no certame os grupos de teatro Cénico da Incrível Almadense, que vai representar o `Auto da Barca do Inferno do Século XXI", o grupo Teatro Almadense com a peça `Os Barrigas e os Magriços", de Álvaro Cunhal, e o grupo de Teatro do Beira-mar, com a peça `No Mundo da Fantasia".
Os grupos de teatro O Grito, A Menina dos Meus Olhos, Artes e Engenhos, GITT - Grupo de Iniciação Teatral da Trafaria, Grupo de Teatro da Manuel da Fonseca, Ninho de Víboras, NNT - Novo Núcleo de Teatro, Produções Acidentais, Teatro ABC.PI, Teatro & Teatro e o Teatro Extremo, completam a lista de participantes na 17ª Mostra de Teatro de Almada.
Os 19 espetáculos terão como palco o Teatro Municipal Joaquim Benite, Auditório Fernando Lopes-Graça no Fórum Romeu Correia, Teatro Extremo, Incrível Almadense, Casa Municipal da Juventude de Cacilhas, Auditório da Pluricoop no Pragal e Recreios Desportivos da Trafaria.

Conheça toda a programação em detalhe AQUI

Agência de Notícias 
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários