Luís Ferreira lançou romance na Biblioteca de Alcochete

“Entre o Silêncio das Pedras” fala do caminho de Santiago e de Alcochete

“Não esperava ter uma casa repleta de amigos e, por isso, as minhas primeiras palavras são de agradecimento” começou por referir Luís Ferreira perante uma sala lotada de amigos que não quiseram faltar ao lançamento do seu romance “Entre o Silêncio das Pedras”, que decorreu na Biblioteca de Alcochete. 

Luís Ferreira lançou livro em Alcochete 

O Presidente da Câmara de Alcochete, Luís Miguel Franco, a Vereadora da Cultura, Raquel Prazeres, e o Vereador do Ambiente, Jorge Giro, também marcaram presença neste lançamento que “assinalou” a estreia de Luís Ferreira enquanto romancista, tendo em conta que até à data publicou vários livros de poesia. 
“Espero que este seja um livro que, muito mais do que ser lido, possa ser vivido face às mensagens que transmito. E tendo em conta as circunstâncias tão difíceis que atravessamos possam ser uma janela de esperança para que amanhã seja um mundo melhor que hoje”, disse Luís Ferreira revelando-se também expectante quanto à reacção dos leitores.
Através da personagem Pedro Marques, um brilhante escritor que perde o amor da sua vida num acidente de viação, Luís Ferreira convida o leitor a descobrir a energia e a magia que envolve os caminhos de Santiago e que contagia todos os peregrinos que trilham estes percursos que desembocam na Catedral de Santiago de Compostela.
Nas palavras de Francisco Abreu, representante da editora Esfera do Caos, o livro apresenta “uma leitura estimulante porque o autor, ao arrepio do que acontece com a maior parte dos romances hoje em dia publicados, não se limita a contar uma história. Neste livro, o autor interpela a narrativa fertilizando-a com dúvidas e anseios, com ideias e sentimentos, com mensagens poderosas e inspiradoras”.

O percurso do autor
Foi em 2012 que Luís Ferreira empreendeu a sua primeira peregrinação a Santiago de Compostela, uma experiência que o transformou, permitindo que trouxesse na sua bagagem uma experiência repleta de uma enorme força e vontade para “sair da sua zona de conforto” e escrever um romance.
Verdadeiramente emocionado, no lançamento do livro da sua autoria, Luís Ferreira partilhou algumas imagens desta sua experiência, que entretanto já foi repetida, e revelou que este é o culminar de um trabalho de dois anos de investigação. Como resultado, o livro apresenta alguns aspectos históricos que são reais e combina personagens reais com fictícias. 

Referência a Alcochete
Para além de retratar todo o poder mítico que envolve os caminhos de Santiago, “Entre o Silêncio das Pedras” é também, nas palavras de Luís Ferreira, uma homenagem a Alcochete.
“Em vários capítulos falo desta Vila. Eu não nasci em Alcochete, mas fui tão bem acolhido que me apaixonei por Alcochete e achei que no meu livro deveria fazer uma homenagem às pessoas desta Vila que tão bem me acolheu e continua a acolher com uma amizade extrema”, sublinhou Luís Ferreira.
Referindo que tanto na política como na cultura, o mais importante são as pessoas, o Presidente da Câmara referiu que “a Câmara Municipal está sempre disponível para acolher o Luís e ficámos bastante agradados ao saber que este livro já é um sucesso de vendas, mas, sobretudo, que seja um sucesso para o autor, naquilo que lhe diz respeito, ao seu âmago, para que ele se sinta realizado com a obra, com a criança que hoje nos dá a conhecer”, frisou Luís Miguel Franco.

Vereadora feliz por Biblioteca repleta

Por sua vez, a Vereadora da Cultura recordou o quinto aniversário da Biblioteca de Alcochete e salientou como é satisfatório assistir a uma iniciativa com sala lotada. Não descurando que se vivem dias difíceis nas Autarquias Locais, Raquel Prazeres sublinhou que “a cultura nestes tempos não é para ser deixada de parte, mas antes, para ser encarada com uma outra abordagem, mais criativa”.
O lançamento do livro “Entre o Silêncio das Pedras” contou ainda com o testemunho de Luís Freitas que desde 1998 percorre os caminhos de Santiago e, desde então, tem somado “na sua bagagem” inúmeras viagens de peregrinação. Viagens estas que lhe trouxeram uma nova espiritualidade, novos amigos, conhecimento de novos lugares, vilas e aldeias e um espólio que testemunha como os caminhos de Santiago lhe enriqueceram a vida.
A iniciativa, que terminou com uma sessão de autógrafos, contou ainda com alguns apontamentos musicais protagonizados por Tiago Morais. 


Agência de Notícias 
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários