Barreiro investe na requalificação ribeirinha

Obras visam tornar a cidade num “local melhor para se viver e trabalhar”

“Melhorar e requalificar as infra-estruturas da área ribeirinha do Barreiro, fazendo com que os esgotos passem para uma estação de tratamento de águas residuais” é o objetivo de um programa que está a decorrer na zona de Alburrica. O vereador do planeamento barreirense salienta que, “com esta intervenção, as pessoas sentem-se mais atraídas a visitar, mas também a viver e a trabalhar na cidade”.

A face do Barreiro velho vai mudar depois de concluída a obra 

De acordo com a câmara do Barreiro, já foi assinado o contrato que permitirá arrancar com a intervenção no Largo de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, no âmbito do REPARA – Regeneração Programada da Área Ribeirinha de Alburrica.
As obras na Avenida Praia, no Barreiro, estão a avançar a grande ritmo sendo já visíveis, no terreno, muitas das alterações que “libertarão” troços à circulação e abrirão aquele espaço, definitivamente, à fruição. Cumprem-se, assim, os objetivos do projeto de proporcionar uma maior e melhor vivência daquela zona do Barreiro e vincar as suas potencialidades, anuncia a autarquia local.
Os armazéns de apoio à atividade piscatória já se encontram concluídos. O projeto, recorde-se, previa a limpeza da zona e a colocação de aprestos (armazéns para pescadores), preservando a comunidade, os laços criados ao longo de décadas das gentes que frequentam o local e respeitando uma tradição enraizada no Concelho. Brevemente, será realizada a entrega formal dos aprestos e respetivas chaves aos futuros utilizadores.

Autarquia investe um milhão
Para melhorar a qualidade de vida dos barreirenses vai haver uma aposta na “intervenção urbana” e as travessas do Barreiro Velho também vão sofrer obras, sendo construídos mais “percursos pedonais e áreas de lazer”, para fixar mais pessoas no concelho.
Rui Lopo considera que esta intervenção “vai aproximar mais a cidade e o rio, através de mais ciclovias e trajectos pedonais”. O vereador realça que este projeto tem um fator de “atratividade e diversificação” para o município.
A requalificação da frente ribeirinha do Barreiro é feita no âmbito do REPARA, um programa de regeneração urbana que engloba ações de melhoramento em Alburrica e aos seus acessos. As obras tiveram início na Avenida Bento Gonçalves e na Rua Miguel Pais. Nestas duas ruas “o investimento é de dois milhões de euros e o projecto de requalificação total ultrapassa os três milhões de euros”, realça o vereador. Deste valor, um milhão de euros é da responsabilidade da autarquia e o restante provêm de fundos comunitários.
Toda a intervenção do REPARA, refira-se, foi visitada na passada segunda-feira, 25 de Novembro, por técnicos do POR Lisboa (Programa Operacional de Lisboa e Vale do Tejo).
A câmara do Barreiro disponibiliza no seu Sítio Oficial na Internet uma apresentação que elucida sobre como vai ficar toda a zona intervencionada da Área Ribeirinha de Alburrica, cuja ação resulta de uma Candidatura submetida pelo Município ao QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), no contexto das operações integradas para a Regeneração Urbana de Frentes Ribeirinhas e Marítimas previstas no âmbito do POR Lisboa. Encontra-se publicada AQUI

Câmara apela à comunicação
Para que seja possível atingir os objetivos de qualificação estabelecidos, o executivo municipal está “consciente que a intervenção incrementará o bem-estar de todos e apela à melhor compreensão da população para eventuais constrangimentos que, previsivelmente, irão ocorrer com o decurso das obras”, diz fonte do município barreirense.
A autarquia tem realizado um trabalho de proximidade com a população, dando resposta atempada às solicitações comunicadas, e criando as soluções possíveis que menores transtornos causem ao cidadão durante o período de obra.
Para o efeito, apela-se, ainda, “para que a população comunique com a Autarquia no sentido de contribuir para melhor atuar em cada local intervencionado e minimizar os impactos que poderão ocorrer com a obra.
Contactos: 21 214 8400 (Departamento de Obras Municipais); Endereço eletrónico: reparaqualifica@cm-barreiro.pt.

Agência de Notícias 
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários