Autarcas e alunos visitam ETAR Barreiro/Moita

Significado ao nível ambiental e na qualidade de vida

Uma comitiva da Câmara do Barreiro, liderada pelo Presidente, Carlos Humberto, acompanhou, na manhã de 6 de Novembro, a visita de alunos do 4º ano da Escola Básica Professor José Joaquim Rita Seixas às instalações da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) Barreiro/Moita. A receber os jovens estudantes esteve o Presidente da Comissão Executiva da SIMARSUL – Sistema Integrado Multimunicipal de Águas Residuais da Península de Setúbal, Carlos Mineiro Aires.
Alunos e executivo municipal visitam umas das maiores ETAR do pais

No Auditório, no início da visita, os dois presidentes explicaram qual o objetivo daquela enorme construção e o seu significado ao nível do ambiente e da qualidade de vida. À medida que as crianças iam respondendo a questões colocadas, Mineiro Aires foi explicando o processo de tratamento dos esgotos, cuja inexistência impedia que os rios e o mar fossem utilizados para fruição.
Depois de tratada, “a água vai para o rio e já não polui”, realçou o Presidente da Câmara do Barreiro, depois de lembrar que quase três milhões de pessoas são “abrangidas” pelo Rio e o utilizavam e utilizam para o mesmo efeito.

Dicas para poupar Água
Os 24 alunos presentes assistiram à explicação do ciclo de urbano da água, com o auxílio de uma apresentação intitulada “Água da Torneira é à Maneira”, por parte da Vice-Presidente da Autarquia, Sofia Martins, e do Chefe da Divisão de Exploração, Rui Teixeira.
“Os jovens ficaram a conhecer algumas dicas para poupar este bem – de comprovada elevada qualidade no Concelho – para partilharem em casa”, diz fonte da autarquia.
Acompanhados pela professora Ana Paula Almeida e pela auxiliar Brígida Pereira, assistiram, ainda, a dois filmes sobre a ETAR – a maior do sistema gerido pela SIMARSUL, uma das maiores do sul do País e que reutiliza parte da água tratada – e depois, com o engenheiro da SIMARSUL, Bruno Machado, como anfitrião, efetuaram uma visita ao local, o que gerou enorme entusiasmo pela grandeza da infraestrutura e do seu propósito.
Recorde-se que nos primeiros dias do novo mandato, com o mote “Barreiro de Todos. Barreiro com Todos”, o executivo da Câmara do Barreiro tem realizado contactos e reuniões com diversas entidades com o objetivo de aprofundar o conhecimento e a reflexão sobre as matérias do interesse do Concelho e, em simultâneo, incrementar a proximidade e a relação institucional.

Agência de Notícias 
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários