Lisboa recebe a Cidade das Tradições este fim de semana

Viva as tradições com entrada livre no Estádio 1º de Maio 

O conceito de Cidade das Tradições permite a construção de uma cidade verdadeira, com avenidas e ruas que nos remetem para um passado de usos e costumes. A rua dos bordados, a avenida do Folclore ou a travessa do artesanato são percursos que permitem uma verdadeira incursão pela memória que alicerça a atual arquitetura das modernas cidades nas suas estruturas físicas e humanas. É tudo isso que pode encontrar amanhã e domingo no Estádio 1º de Maio, em Lisboa. A entrada é gratuita. Também durante o dia de amanhã, a capital portuguesa recebe, nos Anjos, uma feira alternativa.

Lisboa recebe este fim de semana o evento Cidade das Tradições 

Com um orçamento de 25 mil euros – mais de metade coberto por patrocínios – e juntando 300 participantes, entre músicos, professores e artesãos, o Estádio 1º de Maio, Lisboa, abre as suas portas este sábado e domingo para a realização da primeira edição da Cidade das Tradições.
Trata-se de uma iniciativa do Inatel que espera atrair cinco mil pessoas, e que, "se correr bem", promete voltar nos próximos anos, "maior e melhor". Para além dos espetáculos de palco, com a exibição de ranchos folclóricos e vários agrupamentos musicais (cavaquinhos, violas beiroas, foles e muitos outros), a festa quer a participação de todos e aposta forte nos ateliês.
Aprender a moldar o barro, a fazer bordados ou a construir brinquedos vai, assim, deixar de ser problema. E para comer e beber, o que se encontra em qualquer feira: da bifana ao pastel de nata, da ginjinha à fartura.
"Queremos é que as pessoas participem e se divirtam", diz Sofia Tomás, da organização. "A maior parte dos elementos da nossa cultura é desconhecida dos portugueses, e queremos colmatar essa falha", conclui a organização.
Está, por isso, marcado um fim-de-semana em grande com atividades destinadas a todas as idades: espetáculos de folclore apresentados por Associações da área da etnografia ligadas à Inatel, workshops tradicionais (danças tradicionais, construção de instrumentos, artesanato tradicional, jogos tradicionais), mostras de artesanato com a presença dos próprios artesãos e gastronomia tradicional.

Feira Alternativa "Toma Lá, Dá Cá" nos Anjos
“Toma Lá, Dá Cá” é o nome (e o mote) da Feira Alternativa que a Associação BUS - Paragem Cultural vai organizar no próximo sábado, dia 5 de Outubro, nos Anjos, em Lisboa.
Das 11 às 21 horas, os interessados podem participar em workshops diversos oferecidos pela associação, sobre, por exemplo, Yoga, Tango ou Krave Maga (arte marcial de defesa pessoal).
Para os menos desportistas, há sessões de Reiki e Shiatsu e, ainda, vários espaços com comida caseira e artigos em 2.ª mão, desde livros a roupa.
A música também vai marcar presença com atuações de diversos artistas. A entrada é livre e o convite para todas as idades.


Agência de Notícias 

Comentários