Setúbal prepara semana da mobilidade

 “Ar Limpo – está nas tuas mãos!” para uma vida saudável

“Ar Limpo – está nas tuas mãos!” dá o mote à Semana Europeia da Mobilidade, uma iniciativa que, entre os dias 16 e 22, através de várias ações, pretende sensibilizar os munícipes para a utilização de meios alternativos ao veículo automóvel convencional. 

Setúbal dá luz verde à mobilidade sustentável 
A Semana Europeia da Mobilidade, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e pela ENA – Agência de Ambiente e Energia da Arrábida, em parceria com empresas de transportes, lojas de desporto e aventura, é dinamizada com um programa que passa por ações para o uso da bicicleta nas deslocações para o trabalho, passeios pedestres e de BTT, exposições, exibição de curtas-metragens e animação de rua.
O evento dedicado à mobilidade sustentável com maior difusão em todo o mundo culmina com a iniciativa “Na Cidade, sem o meu Carro”, a 22, no Dia Europeu sem Carros, com um passeio de BTT na Arrábida, com concentração às nove horas, na Praça de Bocage.
Nesse fim de semana, dias 21 e 22, a Avenida Luísa Todi está encerrada ao trânsito, entre as 9 e as 18 horas, no troço entre a rotunda do Quartel do 11 e a PSP, dando lugar à realização, durante esse período, da Feira de Bicicletas Usadas.
Venda, aluguer, oficina e gincanas de bicicletas são atrativos neste certame, que inclui desporto adaptado e artesanato, como as bicicletas de arame de Jacinto Tadeu.
Durante a feira, realiza-se uma campanha solidária de recolha de componentes de bicicletas usadas para oferecer à APPACDM de Setúbal.
No mesmo local, durante a Semana Europeia da Mobilidade, fica patente uma exposição relativa ao projeto sobre acessibilidades “Rampa” e uma mostra de veículos elétricos e híbridos a cargo da ZMOV.
As diferentes atividades previstas para a Semana Europeia da Mobilidade resultam de um trabalho em parceria entre a Autarquia e a agência ENA com o Ginásio Proaventuras, a Bikezone Setúbal, a Anibikes, a Gopersports Bikecenter, o Stand Jomara, a Legend Bikes, a Ciclomania, a Biciplus Palmela e a Rent a Bike.

De bicicleta para o trabalho
Várias actividades marcam a semana da mobilidade 
O incentivo à utilização da bicicleta nas deslocações dentro e fora da cidade é feito no dia 20, com os TST – Transportes Sul do Tejo a permitirem o transporte de bicicleta. Também a Fertagus, no dia 22, oferece o título de transporte aos utilizadores que viajem com bicicleta.
Ainda no dia 20, é lançado o desafio, a toda a população, “De bicicleta para o trabalho: experimente neste dia, porque não?”, estando marcada para as 18 horas, com concentração no Jardim de Vanicelos, uma bicicletada nas ruas de Setúbal.
Ações de sensibilização são também dirigidas ao comércio e turismo, estando o dia 18 agendado para questões de acessibilidade aos estabelecimentos junto dos empresários.
Um conjunto de 11 curtas-metragens europeias que têm como objetivo fomentar a mudança comportamental de mobilidade é exibido durante a semana nas esplanadas e bares aderentes da Avenida Luísa Todi, na Casa da Baía, em atendimentos ao público da Câmara Municipal e nos transportes públicos.
Os filmes, com duração média de três minutos cada, são ainda exibidos na Biblioteca Pública Municipal, dia 18, às 10 horas e a 21, às 21 horas no Pátio do Dimas da Casa da Cultura.
No dia 19, o trânsito automóvel está interdito na Praça de Bocage devido às atividades que ali decorrem durante o dia, com início às 9h30, com uma flashmob bicicletada com alunos das escolas de Setúbal, enquanto a partir das 10 horas a associação de artistas plásticos Artiset proporciona pintura ao vivo.
Há ainda animação de rua “Mover para Viver”, pela APPACDM de Setúbal, e o “Senhor Q e Dona Ofélia”, pelo Teatro do Elefante.
Desenvolver comportamentos compatíveis com a proteção da qualidade do ar, redução de ruído, proporcionar oportunidades de deslocações a pé, de bicicleta e de transportes públicos, em vez do automóvel privado, são alguns objetivos da iniciativa “Ar Limpo – está nas tuas mãos!”.
Paralelamente, pretende-se proporcionar à população a redescoberta da cidade, dos habitantes e do património, num ambiente mais saudável e agradável.



Agência de Notícias 

Comentários