Feira do Monte com balanço positivo em Santiago

A prata da casa revelou-se a melhor aposta da mais antiga feira de Santiago do Cacém

Saldo positivo em três dias carregados de tradição e onde se pôde assistir àquilo que de melhor se faz no artesanato local e entre os produtores da Região de Santiago do Cacém, a sul do distrito de Setúbal.


A prata da casa animou as noite da Feira do Monte, em Santiago 

Foi assim a Feira do Monte 2013, uma organização da Câmara de Santiago do Cacém que decorreu nos dias 30 e 31 de Agosto e 1 de Setembro, no Parque de Feiras e Exposições em Santiago do Cacém e onde também não faltaram os bailes tradicionais e as tasquinhas, que animaram a Feira noite dentro.
Os Pavilhões de Feiras e Exposições estiveram repletos de artesãos e produtores do Concelho. Entre os 85 expositores, 60 eram locais. A grande aposta na promoção do artesanato e produtos da região – com destaque para a tanoaria, cestaria, cerâmica, olaria, tapeçaria, bijuteria, joalharia, trapologia e bordados, artesanato rural, artes decorativas e ainda reciclagem de materiais – foi a tónica dominante da Feira. As tradições estiveram “à flor da pele” durante todo o fim-de-semana, com destaque para o Fado ao Despique, que despertou um grande interesse e reuniu sempre uma moldura humana significativa.

Estendal de roupa eleito o melhor stand da feira
Os bailaricos populares atraíram centenas de pessoas no fim da noite  

Como é também tradição foi feita a eleição do “Melhor Stand” e da “Melhor Peça de Artesanato”. A primeira distinção foi para O estendal de roupa (Arte & Traje) e a segunda foi para “O cantinho do artesanato”. As menções honrosas foram para para os stands “Desenhos de Fogo” e “Linhas e Trapinhos”. Entre os expositores, representantes de coletividades e movimento associativo local, a edição de 2013 da Feira do Monte contou com um total de 102 stands.
Os bailes com RS & Lau (sexta), Celeste Costa e Ricardo Laginha (sábado) e Catarina Narciso (domingo) garantiram a animação entre os muitos visitantes nocturnos da Feira, com destaque também para as actuações do Grupo de Animação Cultural de São Domingos e do Grupo Coral e Instrumental Os Afluentes do Sado, para além das animadas aulas de zumba.
A edição deste ano contou ainda com duas novidades: um circo de rua – “Mário Ribeiro Circus” – que fez as delícias de miúdos e graúdos e duas garraiadas, nas noites de sexta e sábado, que trouxeram animação-extra à zona do terrado da Feira.
Uma Feira do Monte com a “prata da casa” e que também por isso saiu “mais enriquecida”, sublinhou o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, que fala num saldo “positivo” da edição deste ano.
  

Agência de Notícias 

Comentários