Alunos requalificam Alameda das Palmeiras em Setúbal

Formandos do Centro de Formação Profissional de Setúbal requalificam bairro

 

As condições de habitabilidade da Alameda das Palmeiras saem melhoradas com um conjunto de ações de requalificação e beneficiação, iniciados esta semana, nas áreas comuns de edifícios daquele bairro da zona da Bela Vista, em Setúbal.

Formandos do Centro de Formação requalificam bairro em Setúbal 

Os trabalhos, executados no âmbito de uma colaboração entre a Câmara de Setúbal e o Centro de Formação Profissional de Setúbal, começaram no edifício número 1 da Alameda das Palmeiras com a construção de um novo corrimão na totalidade da zona de escadas e a colocação de um novo portão com gradeamento.
Esta operação, dinamizada por cerca de dez alunos do curso de Serralharia Civil e Carpintaria, com idades compreendidas entre os 20 e os 50 anos, permite aos formandos aplicar num contexto real de trabalho os conhecimentos técnicos adquiridos no período de formação.
A ação, sem qualquer custo para a Autarquia ou para os moradores do Bairro da Alameda das Palmeiras, inclui a realização de um trabalho preparatório no terreno, com a observação do tipo de materiais existentes, a execução de medições e a conceção de peças em oficina.
Posteriormente, outras equipas de alunos realizam ações semelhantes noutros edifícios do bairro, incluindo a pintura dos novos materiais que hoje começaram a ser instalados, assim como a colocação de novas portas nos espaços destinados aos contadores de água e luz.

Proposta surgiu do Centro de Formação
A oportunidade de intervencionar alguns dos edifícios daquele bairro surgiu no seguimento de uma proposta apresentada pelo Centro de Formação Profissional de Setúbal, a qual alia a praticabilidade de um curso de formação à melhoria da qualidade de vida dos moradores.
Em paralelo, no âmbito no programa municipal “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, decorre uma operação de pintura do bloco que engloba os edifícios números 1 e 7 da Alameda das Palmeiras, ação dinamizada por moradores com o apoio logístico e técnico da Câmara Municipal de Setúbal.
O “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, que promove um conjunto de atividades culturais e ações de melhoria das condições de vida dos moradores, incide numa área que engloba o território da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Forte da Bela Vista, Manteigadas e Quinta de Santo António.
O programa municipal, no terreno há cerca de dois anos, assenta na premissa de que todas as ações devem ser protagonizadas pelas próprias pessoas, promovendo a autonomia, a responsabilidade e o crescimento coletivo.


Agência de Notícias 

Comentários