Santiago do Cacém em festa a partir de sexta-feira

Feira do Monte aposta na tradição e “prata da casa”


A Câmara de Santiago do Cacém promove, nos dias 30 e 31 de Agosto e 1 de Setembro, mais uma edição da tradicional Feira do Monte, no Parque de Feiras e Exposições em Santiago do Cacém. As tradições e o artesanato voltam a ter lugar de destaque no certame, onde também sobressai a aposta na “prata da casa”.

Tudo pronto para a Senhora do Monte, em Santiago do Cacém 

“É uma feira secular, com muita tradição no nosso Concelho”, sublinha o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, que assegura a vontade de “ir ao encontro dos valores mais característicos do nosso Município. Entendemos que devemos puxar cada vez mais pelo artesanato local, pelos produtos regionais e mostrar aquilo que de tão bom se faz no nosso Concelho”.
Os Pavilhões de Feiras e Exposições vão estar repletos de artesãos e produtores do Concelho. Entre os 85 expositores, 60 são locais. “É uma feira com a ‘prata da casa’. Nesta altura temos muitos turistas na nossa região e a Feira é uma montra do nosso artesanato, dos nossos produtos locais, mas também daquilo que é a nossa cultura local artística e musical. Temos gente muito boa no nosso Concelho, que vai dar uma tónica muito forte à Feira”.
Na sequência do modelo adotado no ano passado, a Feira do Monte reforça este ano o seu cariz original, com uma grande aposta na promoção do artesanato e produtos da região, com destaque para a tanoaria, cestaria, cerâmica, olaria, tapeçaria, bijuteria, joalharia, trapologia e bordados, artesanato rural, artes decorativas e ainda reciclagem de materiais.

Circo com artistas de Santiago 
Animação musical e cultural marcam festa secular no concelho 
Os três dias da Feira vão ser recheados de atividade, com destaque para algumas novidades. “Vamos pela primeira vez ter um circo de rua na Feira, também ele composto por artistas locais”, ao qual se junta, no final das noites de sexta e sábado, “uma garraiada, um evento que costuma ser mais comum na Santiagro”. Não vão faltar os bailes tradicionais e as tasquinhas, sendo que “os artistas convidados são quase todos do Concelho e também por este aspeto a feira sai mais enriquecida”, diz Álvaro Beijinha.
Entre os expositores e representantes de coletividades e movimento associativo local, a edição de 2013 da Feira do Monte vai contar com 102 stands. Como é também tradição, será feita a eleição do “Melhor Stand” e da “Melhor Peça de Artesanato”.
A zona do Terrado vai abrir diariamente às 10 horas e encerrar às 3h30 (sexta e sábado) e à uma da manhã (domingo). Já os Pavilhões de Feiras e Exposições abrem todos os dias às 14 horas, encerrando na sexta-feira e sábado à 1 horas e no domingo à meia-noite. As entradas para a Feira do Monte são livres.
A Feira do Monte, que se realiza anualmente no primeiro fim de semana de Setembro, remonta ao séc. XVI, onde decorria em torno da antiga Igreja de Nossa Senhora do Monte, no dia das festividades em honra da padroeira. O evento aposta essencialmente na oferta de artesanato e produtos regionais, sendo essa a sua génese.


Agência de Notícias 

Comentários