Palmela dá nova vida a antigos sanitários do Parque

Novo equipamento municipal é inaugurado amanhã

O novo equipamento municipal do Parque Venâncio Ribeiro da Costa, em Palmela (edifício dos antigos sanitários públicos), abre dia 28 de Agosto, às 18 horas, numa cerimónia simbólica que contará com a participação do movimento associativo juvenil, em particular e população em geral. Ainda no concelho de Palmela, estão abertas as inscrições para a Oficina de Artes Visuais, a decorrer durante o ano letivo, no Centro Cultural do Poceirão, com o apoio da autarquia.

Nova imagem dos antigos sanitários do Parque Venâncio R. da Costa

Objeto de uma empreitada de reabilitação e refuncionalização, “este espaço é um novo equipamento ao serviço das associações juvenis, dos jovens e da comunidade em geral”, diz fonte da Câmara de Palmela.
No âmbito da Recuperação do Centro Histórico de Palmela, o edifício terá uma nova funcionalidade, compatível com a estratégia de  criação de pequenos polos de animação desta zona da vila e constitui um ponto de apoio para atividades a realizar no Parque e no Centro Histórico.
O nome do espaço está a ser escolhido pelos jovens, numa iniciativa dinamizada pelo Grupo 40 de Palmela da Associação de Escoteiros de Portugal e pela AJITAR – Associação Juvenil Ideias Transformam a Realidade.
Neste  SITE pode ajudar a dar um nome para os antigos sanitários públicos – abandonados à largos anos – da esplanada de Palmela.

Oficina de Artes Visuais regressa ao Centro Cultural de Poceirão 
Estão abertas as inscrições para a Oficina de Artes Visuais, a decorrer durante o ano letivo, no Centro Cultural do Poceirão, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela.
O projeto, dinamizado pela Professora Ana Nogueira, teve início em 2012 e continua, este ano, com duas turmas (iniciados e nível II), “com o objetivo de explorar a arte erudita através da teoria e da prática artísticas”, diz a autarquia.  
Os formandos são convidados a realizar trabalhos artísticos nas áreas do Desenho, da Pintura e da Escultura, e a desenvolver atividades práticas personalizadas, de acordo com os interesses, as necessidades e a realidade de cada um.
As aulas destinam-se a maiores de 15 anos, com ou sem experiência na área artística, e decorrerão semanalmente, às terças feiras. A mensalidade tem o valor de 20 euros, destinados à aquisição de materiais, que reverterão para os formandos. Informações e inscrições através dos telefones 212336655 ou 935321218.

Visitas guiadas dão a conhecer Castelo e Centro Histórico
A Câmara Municipal e o Dr. António Lameira promovem, no dia 7 de Setembro, visitas guiadas ao Castelo e ao Centro Histórico de Palmela, inseridas num programa de visitas mensais.
Aproveite esta oportunidade privilegiada para conhecer, em pormenor, o núcleo mais antigo da vila, a sua História e os monumentos, edifícios e outros pontos de interesse. Às 10 horas, tem início a visita ao Castelo, junto à Igreja de Santiago. Com uma localização privilegiada, o Monumento Nacional, que foi sede histórica da Ordem de Santiago, permite desfrutar, também, de uma vista panorâmica singular sobre a Arrábida, candidata a Património Mundial.
A visita ao Centro Histórico decorre no período da tarde, com partida às 14h30, junto ao Chafariz D. Maria I.
A participação é gratuita, mediante inscrição até às 12 horas do dia 5 de Setembro, através dos contactos patrimonio.cultural@cm-palmela.pt ou 212336640.


Agência de Notícias 

Comentários