Festas de Alcochete começam a 9 de Agosto

Touros, música, religião e muita animação até 15 de Agosto

Entre os dias 9 e 15 de Agosto a Vila ribeirinha “vive alegre e contente” as Festas do Barrete Verde e das Salinas, que ano após ano exaltam a paixão tauromáquica e tradição das gentes de Alcochete. Este ano a organização quer “aproximar-se” das corridas de Pamplona e abrirá a Praça de Touros na hora da recolha dos touros das largadas. A nível musical, Um Zero Azul abre a festa, por onde também passarão José Malhoa, Chave de Ouro, Vivian Lima e António Pinto Basto. Domingo é dia de procissão por Terra e por Mar em Honra de Nossa Senhora da Vida.

Recolha dos Touros é uma das maiores tradições de Alcochete 

Forcados, campinos e muitos aficionados reúnem-se em Alcochete em torno deste segundo fim-de-semana de Agosto, durante esta manifestação colectiva de exaltação à Festa Brava e identidade local, numa organização do Aposento do Barrete Verde, com o apoio logístico e financeiro da Câmara de Alcochete, que este atribuiu um subsídio de 32 mil e 400 euros.
Uma das novidades do ano é que a Praça de Toiros local estará aberta este ano para a população assistir livremente às recolhas de touros no final das largadas nas Festas do Barrete Verde e das Salinas ao contrário do ano passado, quando estes eram encaminhados para uma propriedade privada junto ao equipamento tauromáquico.
Artur Organista, presidente da direção do Aposento Barrete Verde, diz que esta será “uma grande festa que se diferencia de todas as outras realizadas no país pela componente afetiva em como todos os forasteiros são recebidos pela população local”.
Diz mais o líder do Barrete Verde. “Todos os alcochetenses têm um carinho enorme pelas Festas do Barrete Verde e das Salinas, o que faz com que todos os anos seja possível montar o certame”.
A festa começa amanhã e prolonga-se até 15 de agosto. O orçamento para a festa ultrapassa os 100 mil euros, com 40 por cento do montante a ser comparticipado pela câmara municipal e junta de freguesia. A verba restante cabe às empresas locais “que entendem esta festa como o grande evento de Alcochete” e a própria população “que contribui individualmente para a organização”.

Ao estilo de Pamplona
A procura por parte de feirantes para estabelecer atividade durante as Festas do Barrete Verde e das Salinas excedeu a oferta pelo que “se fosse possível, seria criado um primeiro andar no certame para albergar todos os feirantes”, diz Artur Organista. Este ano a direção do Aposento do Barrete Verde é totalmente diferente em relação ao ano passado, sendo que o objetivo desta nova direção passa por “aproximar as festas de Alcochete às de Pamplona”, razão pela qual decidiu abrir as portas da Praça de Touros.
O Forcado, o Campino e o Salineiro são as três figuras homenageadas por ocasião das Festas e que este ano destaca o empenho e dedicação de Claudino Saturnino (salineiro), António de Oliveira Cruz (forcado) e Joaquim Carlos Santos (campino).
Além das largadas de toiros, das corridas de toiros na Praça de Alcochete, [Domingo e Terça-Feira], do concurso de jogos e cabrestos, da demonstração de arte de pegar toiros, a Noite da Sardinha Assada assume especial destaque durante as festividades, vivida até de manhã na passagem de 10 para 11 de Agosto. A noite acaba às cinco da manhã com uma recolha de toiros e uma vacada na Praça de Touros.

Um Zero Azul, José Malhoa, Chave de Ouro e muito fado
Procissão de Nossa Senhora da Vida acontece do Domingo 
Na programação musical o destaque das festas deste ano vai para a actuação de José Malhoa, (13 Agosto), do Grupo Chave de Ouro (14 de Agosto) e para a Noite de Fados, (11 de Agosto) com a participação dos fadistas Vivian Lima, António Pinto Basto e Joaquim Campos. Mas cabe à banda da casa, Um Zero Azul, abrir as noites musicais da Festa de Alcochete. Na mesma noite atua Nuno Barroso.
Assente numa forte componente religiosa, as Festas têm outro ponto alto na Procissão por Terra e por Mar em Honra de Nossa Senhora da Vida, – no domingo à tarde –  que traduz a fé desta gente da borda d’água.

 Agência de Notícias 

Comentários