Festas da Mourisca atraíram milhares a Setúbal

Festa promoveu a confraternização entre a população e o movimento associativo

 As riquezas gastronómicas do Sado e da região estiveram em destaque nas XIV Festas do Moinho de Maré da Mourisca, em Setúbal, certame realizado este fim de semana que promoveu a confraternização entre a população e o movimento associativo.


Petiscos e animação marcaram último fim de semana na Mourisca 
“São 14 anos, sem interrupções, de muitos momentos de alegria e convívio, numa festa que é feita de encontros”, salientou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, sexta-feira, na inauguração do certame das freguesias do Sado e de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra.
A importância do trabalho dinamizado pelo movimento associativo foi igualmente vincada pela edil setubalense. “Esta é uma festa de proximidade, um certame que demonstra o esforço e o empenho das associações na dinamização de atividades variadas em prol das populações”.
O programa das XIV Festas do Moinho de Maré da Mourisca incluiu vários concertos e bailes, concursos, atividades lúdicas e desportivas, ações de promoção e venda de produtos artesanais, como licores, doçaria e bijutaria, exposições e mostra de ações pelo movimento associativo.
A gastronomia foi, contudo, ao longo dos três dias o maior destaque do certame, juntando à volta das mesas das diversas tasquinhas famílias inteiras, grupos de amigos e conhecidos em momentos de convívio e de degustação dos vários petiscos e iguarias disponíveis.
Arroz de canivetes, massinha de peixe, choco frito e canja de galinha do campo eram algumas das sugestões da tasquinha “Os Jovens” da Capela do Faralhão, com uma ementa na qual constavam ainda as típicas ostras do Sado e uma tarte de pinhão com doce de laranja de Setúbal.

A festa da boa comida
A gastronomia é ponto forte desta festa do concelho de Setúbal 
Enquanto esperavam por uma feijoada de frutos do Sado, Carlos Leonardo e a mulher degustavam uma das saladinhas preferidas. “Para já é uma saladinha de polvo para abrir o apetite”, adiantou, revelando que marca presença na festa pelo segundo ano consecutivo. “É muito bom para estar com os amigos”.
Carnes e enchidos grelhados fizerem também parte das opções gastronómicas das XIV Festas do Moinho de Maré da Mourisca, que voltou a acolher, como já é hábito, um evento de concursos de gastronomia, doçaria e licores, iguarias que os visitantes tiveram oportunidade de degustar nas ementas das tasquinhas das coletividades.
No 13.º Concurso de Gastronomia, o Estrelas do Faralhão Futebol Clube venceu com um ensopado de ostras, cabendo ao Clube Desportivo, Cultural e Recreativo de Gâmbia o segundo lugar com um prato de choco à Pontal de Musgos. Em terceiro ficou o arroz de lingueirão de “Os Jovens” da Capela do Faralhão.
O licor de poejo da Associação Sado Acolhe venceu o 8.º Concurso de Licores, com “Os Jovens” da Capela do Faralhão a arrecadar o segundo prémio com o licor de folha de figueira. Em terceiro ficou o licor de morango do Grupo Motard Xupa Kabras.
No 8.º Concurso de Doçaria, “Os Jovens” arrebataram o primeiro prémio ao apresentar uma tarte de pinhão com doce de laranja de Setúbal. Os outros dois prémios foram para o Grupo Motard Xupa Kabras, com um doce de uvas de Palmela, em segundo, e para a Associação Sado Acolhe, com um bolo de laranja e chocolate, em terceiro.
O programa festivo incluiu a inauguração da exposição “Os Barcos do Júlio”, no Moinho de Maré da Mourisca, com cerca de uma dezena de réplicas de embarcações tradicionais do Sado, construídas pelo artesão Júlio Figueiras, carpinteiro e pescador de profissão, patente naquele espaço até 15 de Setembro.

Organização fala de Festa ecléctica
Barcos do Júlio continua em exposição até 15 de Setembro 

“Esta é uma festa que se caracteriza pela ecléctica gastronomia, danças populares e muita música”, salientou o presidente da comissão de festas, José Belchior, entidade que organiza o certame em conjunto com as juntas de freguesia do Sado e de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.
O presidente da Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, Luís Custódio, sublinhou os milhares de visitantes que todos os anos optam por se deslocar a esta festa realizada no Moinho de Maré da Mourisca, naquele que considera “um dos sítios mais bonitos do concelho”.
Já o presidente da Junta de Freguesia do Sado, Manuel Véstias, reforçou que esta festa materializa “um ponto de encontro entre moradores das duas freguesias com outros visitantes do concelho”, fomentando, igualmente, o trabalho dinamizado pelo movimento associativo.
Na área musical, passaram pelo palco das XIV Festas do Moinho de Maré da Mourisca nomes como os grupos 4 Sixties, Banza, Irmãos Cabanas e Duplo R, Jorge Nice, Fátima Dias e Carina Martins e ainda o espetáculo musical “Ontem e hoje cantar em Português”.

 Agência de Notícias 

Comentários