Festa das Vindimas de Palmela comemora 50 anos

Vindimas celebram 50 anos de festa maior

Palmela está, uma vez mais, a festejar as Vindimas. A maior festa do Concelho de Palmela. A Festa – ou as Vindimas como tantos lhe chamam – está ligada à origem rural do concelho e marca desde há 50 anos a afirmação e identidade, a valorização e a afirmação da riqueza cultural e natural de Palmela e tudo ao redor. O vinho é, desde a origem das Vindimas – o rei de trono permanente e delicadamente venerado. Tal como no ano passado, não há muito dinheiro para gastar com “artistas nacionais” e, por isso, a grande aposta é nos artistas locais que muito prometem. Esta é a primeira noite de festa grande, a noite da eleição da Rainha das Vindimas que, na quinta-feira, como manda a tradição, cortará o cacho de uva que abrirá formalmente a Festa das Vindimas 2013. É assim há 50 anos.


Festa das Vindimas comemora 50 anos 

Entre 29 de Agosto e 3 de Setembro, Palmela vive mais uma edição da Festa das Vindimas, em celebração do vinho, da vinha e de um novo ciclo de trabalho agrícola. Promovida pela Associação das Festas de Palmela, com o apoio da Câmara Municipal, a Festa das Vindimas reveste-se de especial simbolismo, ao comemorar 50 anos. E este ano começou com um brinde universal…
A Associação de Festas de Palmela vai lançar um cartaz musical nas Festas das Vindimas com poucos artistas conhecidos no panorama nacional devido a questões financeiras mas também “por haver uma linha de pensamento diferente que já vem de organizações anteriores”.
E já é assim a alguns anos porque a maioria das pessoas que visitam a Festa das Vindimas não são atraídas por nomes sonantes do panorama musical e, por isso, a Associação valoriza cada vez mais as pessoas da terra, uma vez que Palmela tem duas associações filarmónicas, um conservatório, grupos de jazz e jovens músicos muito bons.
Além dos momentos mais tradicionais, que, anualmente, coroam o programa – caso da Eleição da Rainha das Vindimas [esta noite no Cineteatro S. João], da Pisa da Uva e Bênção do Mosto, do Cortejo dos Camponeses, dos Cortejos Alegóricos e do Espetáculo Pirotécnico no Castelo – são várias as iniciativas que marcam a passagem de meio século desta festividade. A Marcha das Vindimas 2013 será cantada por um coletivo de cantores que, ao longo dos anos, emprestaram a sua voz à Marcha.
No fecho da festa, depois do desfile do Cortejo Noturno e acompanhando o espetáculo pirotécnico, será apresentada a “Sinfonia à Terra”, um concerto comemorativo, composto pelo Maestro palmelense Jorge Salgueiro e interpretado pelos músicos da Sociedade Filarmónica Palmelense "Loureiros", da Sociedade Filarmónica Humanitária e do Conservatório Regional de Palmela, por um coro constituído pelos anteriores intérpretes das Marchas das Vindimas e pelos coralistas das referidas instituições.
A anteceder a Festa, a organização realizou no passado sábado um Brinde Universal com Moscatel Setúbal. Muita música, desporto, animação e exposição e venda de produtos regionais, com especial destaque para os vinhos dos produtores da região, são mais alguns dos motivos de interesse para uma visita à Festa das Vindimas.

Domingo, o dia grande da festa
Cortejo dos Camponeses é um dos momentos altos da Festa de Palmela
Mas a grande tradição da Festa é, de facto, no dia de Domingo onde se esperam milhares de pessoas de todo o país. Neste dia, logo de manhã, o cortejo dos camponeses sai à rua partindo do Largo do Chafariz. Um carro de bois (no caso, duas vacas amarelas) puxam o primeiro cesto de uvas para ser pisada no adro da Igreja. Os gaiteiros do Círio da Carregueira abrem as hostes musicais e, os ranchos folclóricos da região irão mostrar como eram as antigas adiafas. Homens com cestos de uva nos ombros, mulheres de rostos felizes com mais uva para ser pisada. Um lençol de gente estende-se pelas artérias estreitas do Centro Histórico. As pessoas acenam, mostram as mantas à janela, e mandam beijinhos e corações à Rainha que irá passar – imperial e sorridente – com as suas damas de companhia numa charette real. Sempre foi assim. Trata-se de uma cerimónia religiosa que visa agradecer a Deus o fruto da terra, a uva.
À tarde, com repetição na terça-feira de noite, o Cortejo das Vindimas que desce a Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral e sobe a Avenida Juiz Godinho de Matos. É assim sempre, todos os anos no primeiro domingo de Setembro porque as Vindimas já são um cartaz que ultrapassa as portas da região. Ruas cheias, gente sentada em passeios, cadeiras de praia e até caixas de fruta. Tudo servirá para ver o Cortejo das Vindimas que este ano celebra os cinquenta anos de existência.

Agência de Notícias 

Comentários