Apresentação da 11.ª Festanima em Setúbal

Escarpas de Santos Nicolau recebem festa de S. Sebastião


A música e a gastronomia tradicional são atrativos da 11.ª Festanima, certame a realizar entre 30 de Agosto e 8 de Setembro, nas Escarpas de Santos Nicolau, num dos locais privilegiados para contemplar Setúbal e o rio.

Setúbal apresentou 11ª edição da Festanima 

“Esta é uma festa que olha para o Sado, um local de encontros, alegria e de solidariedade” sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, ontem à tarde, na apresentação da 11.ª Festanima, realizada no auditório da Junta de Freguesia de S. Sebastião.
A festa “do maior território do concelho”, este ano agendada no calendário um pouco mais tarde do que o habitual, conta, afirmou a autarca, com o “contributo fundamental de associações e de coletividades para o seu sucesso, êxito que é renovado a cada ano que passa”.
A 11.ª Festanima, a decorrer nas Escarpas de Santos Nicolau, num espaço localizado na Avenida Belo Horizonte, é organizada pela Associação de Festas Populares de S. Sebastião, com os apoios da Câmara de Setúbal e da Junta de Freguesia de S. Sebastião.
                                           
A mesma qualidade com menos dinheiro
“Esta é uma festa que já está muito enraizada na tradição da freguesia e na cidade”, sublinhou o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Nuno Costa, vincando, igualmente, que é com a realização este tipo de “manifestações culturais ajudam a acreditar num futuro melhor” para Setúbal.
Já a presidente da Associação de Festas de S. Sebastião, Madalena Lopes, acredita que, apesar das dificuldade e do curto orçamento, no montante de 17 mil euros, a “11.ª Festanima mantém a qualidade de outras edições e renova a aposta nas gastronomia e na animação musical com um alargado leque de artistas”.

Cartaz diversificado  
A animação musical está garantida em todos os dias das festividades, sempre com início às 21 horas, assim como as tasquinhas gastronómicas exploradas por dez coletividades daquela freguesia que integram o evento e com alguns divertimentos, stands institucionais e artesanato.
Na noite de abertura do evento, sexta-feira, com inauguração oficial agendada para as 20 horas, no Grupo Desportivo “Os Amarelos”, sobe ao palco da 11.ª Festanima o duo musical “Jotas”, enquanto no dia seguinte a animação conta com danças de salão e uma atuação da Actual Band.
Nos primeiros dias de Setembro, o Duo T/S e o Grupo Coral Alentejano “Os Amigos do Independente” dão música a 1, André Patrão e Quim Gouveia a 2 e Hélder Cardoso e Belito Campos atuam no dia 3, seguindo-se um espetáculo com um grupo de sevilhanas e um concerto com Jorge Nice a 4.
A noite de 5 de Setembro é dedicada ao fado, com a participação de Deolinda de Jesus, Sara Margarida, Carla Lança e Inês Pereira, fadistas acompanhados à guitarra por Carlos Casalão e à viola por Carlos Pinto, enquanto a 6 há uma cegada e uma atuação de André Gomes.
Para as duas últimas noites estão reservados espetáculos com Os Massacotes e Cláudio Nunes, a 7, e João Carlos, Sara Margarida e Susana Almeida, a 8, encerrando a 11.ª Festanima, que funciona de domingo a quinta-feira das 19 às 24 horas, e às sextas-feiras e sábados com horário prolongado até às duas da madrugada.
Devido à realização desta festa, a Avenida Belo Horizonte está encerrada à circulação automóvel, no troço compreendido entre as ruas Dr. José Barros de Vasconcelos e Diogo Fernandes Pereira, até 8 de Setembro.
Durante o corte da circulação rodoviária, em vigor desde ontem, os automobilistas devem utilizar as ruas Dr. José Leite de Vasconcelos e D. Pedro Fernandes Sardinha, assim como a Avenida D. Manuel I.


Agência de Notícias 

Comentários