Setúbal atinge 43 graus... e pode ainda subir

 Onda de calor em Setúbal e Lisboa até domingo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje os distritos de Lisboa e Setúbal em aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, por previsão de “persistência de valores elevados da temperatura máxima”. O aviso vermelho vai manter-se activo até às 21 horas de domingo.

Cidade de Setúbal registou maior temperatura: 43 graus. 

Com a excepção do distrito de Faro, em aviso verde, e os distritos de Viseu, Aveiro, Porto e Viana do Castelo, em aviso amarelo, os restantes distritos de Portugal continental estão em aviso laranja, o segundo mais grave da escala, também por previsão de temperaturas elevadas persistentes.
Para o distrito de Faro há também um aviso amarelo para a orla costeira, por previsão de ondas até aos 2,5 metros de altura.
O aviso vermelho prevê uma situação meteorológica de risco extremo, pelo que se recomenda à população estar ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as recomendações da Protecção Civil.
Setúbal atingiu hoje os 43 graus e é a cidade mais quente do país e pode chegar aos 44 amanhã. Lisboa registou 42 hoje e o mesmo está previsto para amanhã. Há casos onde a temperatura ultrapassou hoje a barreira dos 50 graus, como foi o caso de Águas de Moura, no concelho de Palmela. 

Onda de calor preocupante
As autoridades ambientais e de saúde alertaram para “condições meteorológicas preocupantes” nos próximos dias e apelaram aos cidadãos para que tomem medidas de prevenção, de modo a evitar um excesso de mortalidade equivalente ao da onda de calor do Verão de 2003.
Segundo o presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Miguel Miranda, as  temperaturas estão a aproximar-se dos máximos históricos na generalidade do país. Lisboa deverá ultrapassar os 42 graus este sábado, aproximando-se do recorde de temperatura máxima registado no Verão de 2003, de 42 graus.
“Não quer dizer que nalguma zona da cidade este valor não seja ultrapassado significativamente”, ressalvou Miguel Miranda, explicando que no interior de uma cidade as variações podem ser de até 3 graus Celsius.

Hospitais de prevenção
DGS recomenda muito cuidado com exposição ao sol 
A Direção Geral de Saúde recomendou dez medidas de prevenção, sendo que as principais são beber muita água mesmo sem ter sede e ficar em casa ou em recintos com zonas frescas resguardadas do sol, e mesmo durante a noite. O calor excessivo pode ser especialmente perigoso para crianças, grávidas, idosos e doentes crónicos.
Neste momento regista-se já uma maior procura das urgências nos serviços de saúde e a previsão para os próximos dias é de que o calor possa causar mais efeitos na saúde se não forem tomadas medidas de prevenção.  
Sem estas medidas, os indicadores disponíveis apontam para a possibilidade de um excesso de óbitos semelhante ao do Verão de 2003, quando morreram cerca de duas mil pessoas em Portugal. Todos os hospitais do distrito de Setúbal, Lisboa, Santarém, Évora e Beja estão em alerta máximo.
O plano de contingência para o calor foi accionado e o IPMA está a trabalhar em “vigilância contínua”, segundo disse Miguel Miranda. O director-geral de saúde, Francisco George, afirmou que está a ser feito tudo agora “antes de termos problemas”.


Agência de Notícias 

Comentários