Praias da Costa de Caparica contaminadas

Duas raparigas receberam tratamento devido a alergia

A Capitania de Lisboa vai manter a bandeira amarela em três praias da linha de Cascais (Santo Amaro, Carcavelos e Torre) e duas na Caparica (CDS e São João), que podem estar contaminadas. Nas praias da Costa de Caparica duas pessoas tiveram de ser assistidas pelos nadadores-salvadores. Uma delas, uma menina de 13 anos, foi para o Hospital Garcia de Orta, em Almada.

Autoridades desaconselham banhos nas praias da Costa de Caparica
Duas raparigas, de 13 e de 25 anos, foram ontem assistidas pelos nadadores-salvadores das praias CDS e São João, na Costa de Caparica, Almada, com alergia no corpo. A mais nova foi transferida para o Hospital Garcia de Orta, por apresentar cerca de 80 por cento do corpo afetado. A outra não inspirava cuidados de maior.
Os alertas foram dados por volta das 11 da manhã levando a que a Capitania do Porto de Lisboa desse a ordem de içar a bandeira amarela. Os nadadores-salvadores aconselharam de imediato os poucos banhistas [o tempo esteve sempre cinzento e fresco] a sair da água e, em caso de irritações, lavar com água doce abundante.
Estes casos surgem cinco dias após os registados na praia de Carcavelos, Cascais, onde cerca de 50 pessoas apresentaram sinais de comichão no corpo. As análises realizadas à água revelaram uma elevada concentração de microalgas que, em contacto com o corpo provocam a reação alérgica.

Proibição é temporária
O comandante Cruz Gomes, da Capitania de Lisboa, adianta que os banhistas vão ser aconselhados a não entrar no mar, depois de terem sido detectados casos de alergias naquelas praias.
“A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) desaconselhou a prática de banhos nas praias de Santo Amaro de Oeiras, Carcavelos, Torre e São João da Caparica durante [esta segunda-feira], principalmente por parte de crianças e pessoas com mais sensibilidade”, disse. Nas outras praias vai ser mantida para já a bandeira verde.
“Perante a situação, vamos continuar a içar a bandeira amarela e vamos através da Polícia Marítima e dos nadadores-salvadores que estão permanentemente no local aconselhar as pessoas a não tomar banho nesses locais. Nas outras praias vamos manter a bandeira verde e caso seja detectado um caso vamos adoptar o mesmo sistema”, sublinhou o responsável da Capitania de Lisboa.
Cruz Gomes adiantou ainda que a APA deverá divulgar ainda durante o dia de hoje os resultados das análises feitas à água daquelas praias.
 “Relatos (...) que indicam que podemos estar perante casos semelhantes aos registados nas praias de Carcavelos e da Torre”, o que faz a APA manter “as medidas preventivas adoptadas para as praias da área Metropolitana de Lisboa”.
A APA adianta que se trata de medidas preventivas, “prevendo-se para breve a normalização da situação”, já que está a ser feita uma monitorização “de forma permanente” com as respectivas autarquias e a Autoridade Marítima.


Agência de Notícias 

Comentários