Percurso de arte e luz nas noites da Mouraria

Descobrir uma Mouraria diferente em três noites de mistério 

Nas noites de 18 a 20 de Julho  a Mouraria enche-se de arte e luz e convida os visitantes a um novo olhar sobre o bairro, descobrindo-o em animados e interessantes percursos por elementos significativos do seu património material e imaterial. Entre as 22 e 2 horas as igrejas ficarão abertas e o Largo da Rosa acolherá concertos, V-jamming, laser graffiti e espaço lounge.

Noor vai mostrar o bairro da Mouraria à noite 

NOOR – Mouraria Light Walk é um percurso de arte e luz que propõe ao público um novo olhar sobre o bairro da Mouraria. NOOR, que em árabe significa luz, apoia-se numa perspetiva histórica sobre o bairro da Mouraria, tendo um cariz etnográfico e participativo através do envolvimento da comunidade. O bairro da Mouraria foi um dos primeiros guetos muçulmanos da história europeia.
Construída de costas viradas para o rio Tejo e portanto sem sol na maior parte do dia, as suas ruelas obscuras tornaram-se sinónimo de atividades ilícitas e vida boémia. Esta intervenção, baseada em efeitos de luz, convida a novas perspetivas e diálogos com as dimensões invisíveis e esquecidas de um bairro ao mesmo tempo popular, tradicional e multicultural, que na sua diversidade interna encontra a sua identidade.
O percurso do NOOR – Mouraria Light Walk prevê etapas ligadas a elementos significativos do património material e imaterial do bairro, sublinhadas por instalações e intervenções de diferentes artistas. As igrejas ao longo do percurso ficarão abertas durante o evento, e o Largo da Rosa acolherá concertos, V-jamming, laser graffiti e espaço lounge.
Os acessos serão feitos pela Rua da Mouraria (Martim Moniz) e pelo Largo do Caldas (Rua do Regedor).
Percurso: Martim Moniz, Rua da Mouraria, Rua do Capelão, Largo da Severa, Rua da Guia, Rua Marquês de Ponte de Lima, Largo da Rosa, Largo dos Trigueiros, Rua de São Cristóvão e Rua do Regedor.
Nos dias anteriores ao início do evento, é possível entrevistar os organizadores, membros do EBANOCollective, Chiara Pussetti, Lorenzo Bordonaro e Vítor Barros.
Esta acção é co-financiada pelo FEDER, e patrocinada pela AURALight e pela SBXLed.

Agência de Notícias 

Comentários