Lojas Pluricoop voltam a abrir no Distrito de Setúbal

Cooperativas querem abrir todas as lojas até final do ano

As lojas Pluricoop, que encerraram em 2011, voltam a abrir progressivamente no distrito de Setúbal até ao final do ano. Na semana passada, abriu a loja da Azeda, em Setúbal. Em Agosto está prevista a abertura em Azeitão, Setúbal e Baixa da Banheira, no concelho da Moita. Mas este tem sido um processo com muitos avanços e recuos.

Cooperativa de Palmela foi das primeiras a reabrir este ano 

Fernando Parreira Rosa, presidente do grupo comercial, realça o “desejo demonstrado pelos clientes das loja em ter este espaço novamente ao seu dispor” e destaca ainda a “fildelidade da população que, apesar de não ter tido a loja durante dois anos, rapidamente volta ao espaço”.
“Foi um processo relativamente demoroso que criou imensas dificuldades”, explica o presidente do grupo Pluricoop. O plano de viabilização financeira, inicialmente previsto em 7,7 milhões de euros, não foi alcançado com este valor, devido “à falta de cooperação por parte do Governo de José Sócrates e pela ambição de manter o antigo modelo de funcionamento em vigor”.
“O aspeto fundamental do fim deste processo é a credibilidade que a Pluricoop ganhou junto dos credores, financiadores e instâncias bancárias”, diz Fernando Parreira. O novo plano de viabilização financeira significa um valor de 2,6 milhões de euros, avançados pela Caixa Agrícola Costa Azul em 1,3 milhões, pelo Montepio Geral em um milhão e pela Caixa Geral de Depósitos em 300 mil euros.

Readmissão de 60 pessoas
Fernando Parreira Rosa explica que a primeira tranche de 450 mil euros será disponibilizada brevemente, o que fará com que o processo de reabertura das lojas possa em breve entrar em velocidade cruzeiro”. “A Pluricoop entrou num novo ciclo”, diz o diretor deste grupo comercial, que avança com “a reintegração de 40 trabalhadores, prevendo-se até ao fim do ano a readmissão de mais 60”, dum total de 173 postos de trabalho que a Pluricoop pretende reaver através do plano.
Até ao fim de Novembro está prevista a reabertura das lojas no Pinhal Novo, na Cova da Piedade, Moita, Alhos Vedros, Grândola e Lavradio, pelo que as lojas que já abriram superaram as expectativas.
De acordo com o responsável do grupo, “a Pluricoop baseia a sua atividade na economia social e na proximidade aos moradores dos bairros em que a loja se encontra”.
Com a criação do Conselho Nacional para a Economia Local, Fernando Parreira Rosa admite que as dificuldades por que a Pluricoop passou há dois anos e forçou à suspensão da atividade são mais difícil de atingir. “A mudança do hábito de compra do consumidor mudou também desde há dois anos para cá”, diz  o responsável da Pluricoop. Assim, diz Fernando Parreira, “o consumidor antes fazia compras para um mês, mas agora faz para uma semana ou até um dia”. O que muda o cenário das compras dos portugueses.


Agência de Notícias

Comentários

  1. Tive o prazer de trabalhar na Pluricoop de Palmela e tb numa das do Pinhal Novo...é com imenso prazer q vejo esta noticia. Eunice Soares

    ResponderEliminar

Enviar um comentário