Já se pode ir a banhos na Caparica e Carcavelos

Suspensão de banhos levantada nas praias de Lisboa e Almada

A Agência Portuguesa de Ambiente (APA) levantou nesta segunda-feira a interdição de banhos nas praias de Santo Amaro de Oeiras, Carcavelos, Torre, CDS e São João da Caparica, que tinha sido decidida depois de relatos de casos de irritação cutânea.

Autoridades levantaram suspensão de banhos na Costa de Caparica

Casos de alergias na pele não estão relacionadas com a presença de microalgas, garante a Agência Portuguesa do Ambiente. Já se pode tomar banho nas praias da linha de Cascais e da Costa de Caparica.
O levantamento da interdição foi decidido por não ter sido detectada uma relação causal entre a presença de microalgas e as situações de irritação cutânea que foram registadas naquelas cinco praias na semana passada e durante o fim-de-semana. Estes casos tinham levado a Capitania do Porto de Lisboa a içar a bandeira amarela, aconselhando as pessoas a não entrarem no mar.
Lembre-se que ontem Duas raparigas, de 13 e de 25 anos, foram ontem assistidas pelos nadadores-salvadores das praias CDS e São João, na Costa de Caparica, com alergia no corpo. A mais nova foi transferida para o Hospital Garcia de Orta, por apresentar cerca de 80 por cento do corpo afetado. A outra não inspirava cuidados de maior.
Os alertas foram dados por volta das 11 da manhã levando a que a Capitania do Porto de Lisboa desse a ordem de içar a bandeira amarela. Os nadadores-salvadores aconselharam de imediato os poucos banhistas [o tempo esteve sempre cinzento e fresco] a sair da água e, em caso de irritações, lavar com água doce abundante.
Estes casos surgem cinco dias após os registados na praia de Carcavelos, Cascais, onde cerca de 50 pessoas apresentaram sinais de comichão no corpo. As análises realizadas à água revelaram uma elevada concentração de microalgas que, em contacto com o corpo provocam a reação alérgica.
Em conferência de imprensa nesta segunda-feira à tarde, o presidente da APA, Nuno Lacasta, garantiu que não há contaminação das águas da Grande Lisboa e adiantou que estão a ser recolhidas amostras nas várias praias.
A prática de banhos pode assim ser retomada, ainda que ao abrigo de medidas de protecção, recomendando a lavagem com água doce para as populações mais vulneráveis, como crianças e pessoas com alergias.

Agência de Notícias  


Comentários