Feira de Sant’iago começa a 20 de Julho em Setúbal

16 dias de festa grande com o menor orçamento de sempre

A Feira de Sant’iago em Setúbal vai destacar a Serra da Arrábida em exposição no ano em que esta pode ser considerada pela Unesco como Património Mundial. Artistas como Rita Guerra, More Than A Thousand, Blasted Mechanism, Wraygunn e Deolinda compõem o cartaz musical do certame que pretende este ano “bater mais um recorde de visitas”. “A feira promove não só a música mas também a cultura, o artesanato e o desporto”, diz Maria das Dores Meira, presidente da Câmara de Setúbal. A festa abre a 20 de Julho e encerra as portas a 4 de Agosto, nas Manteigadas.

Está quase tudo pronto para a grande festa de Setúbal 

Para a autarca de Setúbal, “esta é uma das melhores feiras do país”, conta Dores Meira, que não adianta o orçamento do certame por ainda não estar fechado. A poupança significativa na marcação adiantada dos artistas que vão atuar no recinto permitem à autarquia não ultrapassar o valor do ano passado. Além da exposição temática dedicada à Serra da Arrábida, haverá outra dedidcada a Setúbal contemporânea.
“Todas as obras que foram executadas ao longo dos últimos anos vão estar em destaque para os visitantes perceberem como o concelho evoluiu nos últimos quatro anos”, revela a autarca de Setúbal.
“Este será mais um excelente motivo para ir à feira, para que voltemos a bater recordes de visitantes, como aconteceu em 2012, quando cerca de 410 mil pessoas visitaram o certame”, reforçou Maria das Dores Meira, adiantando mais algumas novidades desta edição.
Ao lado do pavilhão sobre a Arrábida fica um espaço do artesanato, uma das novas áreas presentes da Feira de Sant’Iago, que conta, igualmente, na zona do miradouro, com uma feira medieval, com algumas atividades pagas, que inclui um acampamento civil e militar, um mercado, torneios, ceias e artes performativas.

Rita Guerra, David Carreira, More Than A Thousand, Wraygunn, Blasted Mechanism, Deolinda, Miguel Araújo e Anjos como cabeças de cartaz
O Palco Mundo está reservado para espetáculos dinamizados por artistas da cidade e da região, com noites de fado e sonoridades tradicionais, música multicultural por associações de imigrantes sedeadas no concelho setubalense e momentos de animação teatral e de dança.
Durante 16 dias, há divertimentos, gastronomia, animação e momentos musicais, num cartaz que inclui, nos principais palcos da Feira [Palco Setúbal e Palco Mundo], nomes como Rita Guerra, David Carreira, Leandro, More Than A Thousand, Blasted Mechanism, Wraygunn, Deolinda, Miguel Araújo, António Zambujo, Ana Laíns, Celina da Piedade, João da Ilha, José Malhoa, Quim Gouveia em versão Rock & Roll e os Anjos que encerram a festa a 4 de Agosto.
“Outra das novidades deste ano é a introdução de uma área junto do palco principal, na qual o público pode conviver e interagir de perto com os artistas, também com sessões de autógrafos”, revelou o coordenador-geral da Feira de Sant’Iago, Sérgio Mateus.
Numa iniciativa promovida pela rede social Facebook, a organização vai realizar concursos que dão a oportunidade de alguns grupos de pessoas, com número limitado, de visitar os camarins dos artistas e de conhecer os bastidores do palco Setúbal.

Menor orçamento de sempre
Do programa da Feira de Sant’Iago 2013, além de atuações de teatro de rua, de eventos desportivos no Pavilhão Municipal das Manteigadas e de aulas abertas de grupo no recinto, faz parte uma tourada, a realizar a 3 de Agosto, na Praça de Touros Carlos Relvas.
A Feira de Sant’Iago, a celebrar este ano 431 anos de existência, adiantou Sérgio Mateus, “segue a linha de conceção iniciada em 2010, com as contratações de artistas fechadas muito cedo, que permite a redução de custos, nalguns casos muito significativo”, acrescentando: “Apesar de ainda não estar fechado, o orçamento deste ano poderá ser um dos mais baixos de sempre”.
O evento, organizado pela Câmara de Setúbal e pela Associação Parque Sant’Iago realiza-se entre os dias 20 de Julho e 4 de Agosto. No dia da inauguração, a abertura está prevista para as 20 horas, sendo que o recinto funciona das 14 a uma hora da manhã de domingo a quinta-feira, encerrando às duas da madrugada às sextas e sábados.
A programação completa está disponível em www.feira-santiago.org.

Cartaz do Palco Setúbal

JULHO


Dia 20, Sab
22h00 – Rita Guerra

Dia 21, Dom
22h00 – Quim Gouveia Rock’n’Roll
23h00 – Trio Odemira

Dia 22, Seg
22h00 – Hills Have Eyes
22h30 - The Doups
23h00 – More Than a Thousand

Dia 23, Ter
22h00 – “Viagem ao Mundo da Música”, com Carla Ribeiro, Noah, Ana Rita Inácio, Telmo Neto, Filipe Delgado e Be4rs

Dia 24, Qua
22h00 – David Carreira

Dia 25, Qui
22h00 – Noite de Bandas Jovens, com Mundo Escuro, Surveillance e Skills and the Bunny Crew

Dia 26, Sex

22h00 – Wraygunn

Dia 27, Sab
22h00 – Ana Laíns
23h00 – Miguel Araújo

Dia 28, Dom
20h00 – Dia das Famílias – Winx e Vila Moleza
22h30 – Leandro

Dia 29, Seg
22h00 – Bandas Rap

Dia 30, Ter
22h00 – Blasted Mechanism

Dia 31, Qua
21h30 – Noite de fado setubalense, com Georgette de Jesus, Piedade Fernandes, Deolinda de Jesus, Maria Madalena, Inês Duarte, Fernando Machado, Ramiro Costa, Luís Moreno, Diana Soares, Pedro Calado e Eduardo Silva. Os fadistas são acompanhados à guitarra e viola por Custódio Magalhães e Vítor Pereira.

AGOSTO

Dia 1, Qui
22h00 – José Malhoa
23h00 - Jorge Nice

Dia 2, Sex
22h00 – João da Ilha
23h00 – Deolinda

Dia 3, Sab
22h00 – Teresa Lopes Alves
23h00 – António Zambujo

Dia 4, Dom
22h00 – Celina da Piedade
23h00 – Anjos


Agência de Notícias 

Comentários