Biblioteca de Setúbal já tem maqueta

Novo equipamento cultural vai revitalizar Largo José Afonso

As futuras instalações da Biblioteca Municipal de Setúbal vão nascer com o objetivo de revitalizar o Largo José Afonso através das atividades culturais previstas. Para além dos serviços bibliotecários, a disposição da cafetaria e do auditório do novo edifício “confere autonomia a estes espaços que se articulam com o local”, explica Luís Liberato, presidente do júri que decidiu o projeto vencedor para a conceção da biblioteca.

Biblioteca de Setúbal será construída no Largo José Afonso 

Maria das Dores Meira, presidente da autarquia refere que a localização na zona sul do Largo José Afonso “constitui uma peça fundamental na estratégia que a autarquia tem delineado para a requalificação do centro histórico e da frente ribeirinha”. O projeto do atelier “Jordana Tomé, Filipe Oliveira e Vítor Quaresma” foi o escolhido de entre os 127 concorrentes para a contrução da Biblioteca Municipal de Setúbal, dos quais 99 eram portugueses e 28 estrangeiros. Luís Liberato, salienta que este“cumpre seguramente todos os objetivos do programa preliminar”.
Para além das características mencionadas anteriormente, os vários elementos do júri valorizaram o facto da nova biblioteca ter um pátio no terceiro piso que permite aos cidadãos contemplarem o rio Sado. “As zonas de leitura situam-se em dois pisos do edifício com excelente iluminação natural”, diz Luís Liberato.

Biblioteca por 3,2 milhões
Proposta do projeto escolhido pelo júri 
Rui Alexandre, presidente do Conselho Diretivo Regional Sul da Ordem dos Arquitectos, destaca ser “através de concursos transparentes e com um júri qualificado que as cidades podem atingir padrões de qualidade a nível arquitetónico”.
 A proposta vencedora, premiada com doze mil euros, tem de obedecer a um orçamento de obra cujo limite é de 3,2 milhões de euros, sendo que o projeto de construção ronda os 300 mil euros.
Em segundo lugar ficou o projeto coordenado por João Luís Carrilho da Graça, premiado com oito mil euros, enquanto Mónica Sofia Alves Margarido, coordenadora do projeto classificado em terceiro lugar, recebe cinco mil euros. Na galeria municipal do “11” será inaugurada em breve a exposição com os projetos concorrentes.

Agência de Noticias 

Comentários