Moita já tem Centro de Experimentação Artística


Um espaço de todos para todos no Vale da Amoreira

Funciona no Vale da Amoreira desde o dia 25 de Abril deste ano e já é um caso de sucesso entre os jovens daquele bairro do concelho da Moita. O Centro de Experimentação Artística, uma obra estruturante para esta freguesia, inserida no âmbito da Iniciativa “Bairros Críticos”, da qual a Câmara é um dos parceiros.

Centro de Experimentação Artística funciona no Vale da Amoreira

 O CEA (Centro de Experimentação Artística) é um moderno equipamento destinado à experimentação e formação artísticas e à apresentação de espetáculos. Entre as várias valências que disponibiliza, estão uma black box com 240m2, sala de dança, salas de formação, estúdio de música, entre outras, num investimento global de cerca de 1 milhão 320 mil euros (comparticipado pelo EEA GRANTS e IHRU). 
Há cerca de 20 anos que a Câmara da Moita tem vindo a desenvolver um trabalho contínuo de requalificação urbana na freguesia do Vale da Amoreira, com candidaturas, projetos e programas, de que se destacam o Programa de Recuperação e Requalificação Urbanística do Vale da Amoreira que originou a Operação de Revitalização Urbana do Vale da Amoreira, a Operação de Revitalização Urbana da Vila da Baixa da Banheira, a Iniciativa “Bairros Críticos” e a candidatura “Vale Construir o Futuro”.
“Muitos destes programas e, apesar dos compromissos assumidos pelos sucessivos governos, ficaram aquém dos planos de ação definidos, deixando sem financiamento projetos fundamentais para a freguesia”, refere fonte da autarquia local.

Espaço de liberdade e inclusão
No entanto, como referiu o Presidente da Câmara D Moita, João Lobo, neste percurso “longo e partilhado”, há a realçar, entre os resultados positivos, “a rede para a empregabilidade, a reabilitação do Bairro das Descobertas, o Centro Comunitário Multiserviços, as dinâmicas locais no domínio das artes e a edificação do Centro de Experimentação Artística que queremos que se constitua como espaço de liberdade, cultura, informação, criatividade e inclusão, aberto a todos os cidadãos sem distinção da idade, etnia, género, religião, nacionalidade, língua ou condição social”, conclui João Lobo.
Inaugurado à menos de um mês, o Centro de Experimentação Artística já é um caso de sucesso para os jovens do Vale da Amoreira

Agência de Notícias 

Comentários