LXAmanhã quer discutir ideias para Lisboa


Plataforma online recolhe ideias para a Lisboa do futuro

Tornar pedonal a Rua Garrett no Chiado, criar um campo de futebol de praia na zona ribeirinha de Belém ou transformar os antigos terrenos da Feira Popular num parque urbano. Estas são algumas ideias propostas pelos utilizadores da plataforma online LXAmanhã, criada para promover o debate sobre o que falta fazer em Lisboa.


Plataforma online quer pessoas a dar ideias para melhorar  Lisboa  

“Normalmente as pessoas só se manifestam quando estão contra alguma coisa, mas não fazem propostas com ideias positivas”, lamenta um dos promotores do projecto, Luís Filipe, que trabalha como investigador na área dos transportes no Instituto Superior Técnico (IST).
O LXAmanhã surgiu para tentar inverter essa forma de pensar e envolver os cidadãos no debate. A ideia partir de Johannes Bouchain, um urbanista alemão que esteve envolvido num projecto semelhante em Hamburgo, oNextHamburg, que recolhe ideias de desenvolvimento urbano para aquela cidade do Norte da Alemanha. Quando chegou a Lisboa, em Janeiro do ano passado, Johannes Bouchain procurou um parceiro para trazer o conceito para Portugal. Encontrou Luís Filipe e actualmente estão envolvidas mais quatro pessoas.
“A grande diferença entre este projecto e o de Hamburgo é que esta cidade alemã não tem orçamento participativo, ao contrário de Lisboa”, explica o investigador do IST. Na plataforma LXAmanhã, os utilizadores podem fazer propostas cuja execução dependa da Câmara de Lisboa (como acontece no orçamento participativo) e outras mais abrangentes.

Melhor proposta é discutida em reunião de Câmara
Para submeter uma proposta basta efectuar o registo no site e descrever o que se pretende. “Podem fazer propostas sobre qualquer tema mas já percebemos que as pessoas preferem falar sobre o espaço público e os espaços verdes”, diz Luís Filipe. Cada um pode depois votar nas propostas que prefere.
A plataforma foi lançada em Junho do ano passado mas não teve grande divulgação devido à "falta de financiamento", lamenta. Nesta quinta-feira de manhã estavam submetidas 74 propostas.
O objectivo “imediato” do projecto é, segundo o promotor, “gerar debate e criar um espaço de discussão sobre a cidade”. Mas as ideias não caem em “saco roto”, garante. “A discussão dá visibilidade aos assuntos e a Câmara está atenta e pode até ir buscar ideias à plataforma”, acredita.
Ontem decorreu a primeira apresentação pública do LXAmanhã, na Fábrica do Braço de Prata. Durante o evento, cada participante pode apresentar as suas ideias para a cidade. As propostas serão sujeitas a votação e a mais votada vai ser apresentada numa sessão pública da Câmara sobre o orçamento participativo, cuja edição de 2013-2014 está já em curso.
Nesta sexta edição, a verba disponível é igual à do ano passado, 2,5 milhões de euros: um milhão de euros para projectos de valor igual ou inferior a 500 mil euros e 1,5 milhões para projectos de valor igual ou inferior a 150 mil euros. A fase de apresentação de propostas começou na segunda-feira passada e termina a 16 de Junho.

Agência de Notícias 

Comentários