Barreiro abriu as portas da sua história


“Gostar do antigamente é gostar da história do Barreiro”

A Câmara do Barreiro assinalou, na tarde de 18 de Abril, o Dia Internacional de Monumentos e Sítios com uma visita às Reservas Museológicas Visitáveis do Município, onde estão reunidos muitos dos exemplares do património móvel que remetem para o passado do Barreiro e onde se encontram muitas das explicações sobre a História do Concelho. 

Vanessa de Almeida mostrou história do Barreiro. Foto CMB

Vanessa de Almeida técnica da Divisão de Cultura, Património Histórico e Museológico da autarquia guiou os visitantes pelo património histórico da cidade do Barreiro. Quem assistiu viajou às origens do Barreiro, desde a sua ocupação primária, na Ponta da Passadeira, pelos vestígios arqueológicos, encontrados em escavações na Mata Nacional da Machada, moinhos – dos muitos ainda espalhados pela paisagem da Região –, à participação – de vários modos – na campanha dos Descobrimentos, a terra de pescadores, a Real Fábrica de Espelhos e Vidros Cristalinos, em Coina – que depois se fixou na Marinha Grande –, a ferrovia, as várias indústrias, da corticeira à monumental CUF – Companhia União Fabril, entre muitos outros traços que cruzam o Concelho.
De acordo com Vanessa de Almeida, “assim estamos a aprender”. Entre diálogos e histórias dos visitantes e da técnica da autarquia, Vanessa lembrou ainda, de acordo com informação da Câmara local, “que muito do espólio nas Reservas Museológicas resulta de doações de cidadãos”.
Ainda segundo fonte da Câmara do Barreiro, dos interessados e conhecedores visitantes “registe-se a presença de ‘amantes’ da terra”. Alguns não nascidos no Barreiro mas residentes. “Sou mais defensor do Barreiro do que qualquer outra cidade do País”, disse um dos participantes.
E na visita havia professoras, no ativo/aposentada, alunos da UTIB – Universidade da Terceira Idade do Barreiro, uma doutoranda; alguém cujo avô foi maquinista do “Évora”. Todos tinham algo em comum: “Gostar do antigamente”. E gostar da história do Barreiro.
Porque a história continua e a Divisão de Cultura, Património Histórico e Museológico da autarquia está “a trabalhar na recolha de testemunhos orais para espólio”, diz fonte da Câmara do Barreiro ao ADN.
As Reservas Museológicas Visitáveis do município, no Parque Empresarial da Baía do Tejo, têm entrada gratuita. Estão abertas de segunda a sexta-feira; segunda-feira, das 14h30 às 17 horas; de terça a sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 14h30 às 17 horas. Ao fim-de-semana sob marcação.

Endereço:
Rua 11, Edifício 117, Zona 2 (entrada pelo Largo Alexandre Herculano/”Largo das Obras”)
2830 Barreiro
Tel. 21 207 6233 / 37
+INFO: http://www.cm-barreiro.pt/pt/conteudos/municipio/turismo/museus/reservas+museologicas

Visita ao Museu Industrial da Baía do Tejo, a 18 de Maio
No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus – este ano com o tema “Memória + Criatividade = Mudança Social” –, a Câmara do Barreiro irá promover, na tarde de sábado, 18 de Maio, uma Visita ao Museu Industrial da Baía do Tejo. As inscrições, gratuitas, limitadas a 20 pessoas, podem ser efetuadas no Posto de Turismo.
A visita está agendada para as 14h30, tendo a duração aproximada de duas horas. O ponto de encontro será à porta do Museu Industrial.
Contactos do Posto de Turismo da Câmara do Barreiro – Mercado Municipal 1º de Maio, Avenida Alfredo da Silva; telefone: 21 099 0837; e-mail: turismo.mail@cm-barreiro.pt.

Agência de Notícias 

Comentários