Processo de homicídio de Tiago Vale está em julgamento


Família e Ministério Público querem pena máxima

 O crime chocou a vila de Palmela no Verão passado. A morte de Tiago Vale, um jovem de apenas 21 anos, por outro jovem da vila, por causa de uma briga fortuita chocou a comunidade local em Junho do ano passado. Esta semana começou o julgamento do alegado homicida, no tribunal de Setúbal.  

Julgamento do assassinato de Tiago Vale já começou  

Gustavo Oliveira, de 25 anos, começou a ser julgado no Tribunal de Setúbal pela acusação de um homicídio qualificado, praticado na pessoa de Tiago Vale, o jovem de 21 anos que, na noite de 18 de Junho do ano passado faleceu devido a duas facadas que lhe foram desferidas e que o atingiram no peito e na zona pulmonar.
Segundo consta da acusação deste processo, a vítima, juntamente com mais cinco amigos, encontravam-se, na referida noite e cerca das 23.40 horas, no Largo da Boavista, em Palmela, onde Tiago Vale havia colocado um toldo e algumas cadeiras, fazendo daquele um local de confraternização entre amigos e onde se reuniam para assistir aos jogos de futebol do Euro 2012 que, na época, decorria.
Naquela noite, cerca das 23.40 horas, aproximou-se daquele local um grupo de seis indivíduos, entre os quais o presumível homicida, que se sentaram no topo de umas escadas ali existente e onde permaneceram, alguns instantes, a conversar e a beber sangria. Entretanto, quando abandonavam o local e ao passar pelo toldo, sem que nada o indicasse, o arguido começou a rasgá-lo ao que a vítima terá reagido dizendo-lhe para não estragar o que lhe havia dado muito trabalho a montar. De imediato, refere a acusação, o arguido aproximou-se da vítima, que ainda se encontrava sentado, e deu-lhe uma chapada na cara.

Tiago morreu com facada no coração
Perante a agressão, a vítima levantou-se e agarrou na cadeira onde se encontrava sentado, atirando-a na direcção do arguido, atitude que aquele também tomou, atirando uma cadeira em direcção da vítima. Na ocasião, os restantes jovens que se encontravam no local afastaram ambos (vítima e arguido), mas Gustavo Oliveira dirigiu-se de novo para Tiago Vale e ambos envolveram-se fisicamente, com agressões a socos e pontapés, de ambas as partes.
A determinada altura da agressão, o arguido ter-se-á virado de costas para Tiago tirando do bolso das calças uma faca e, virando-se novamente de frente para a vítima, atingiu-a com dois golpes: um na zona do peito do lado esquerdo e uma outra na zona pulmonar, igualmente do lado esquerdo, o que provocou, de imediato, a queda de Tiago ao chão, inanimado.
Ainda segundo a acusação, dos sete ferimentos causados pelas duas facadas, uma das quais no coração, foram a “causa directa” da morte da vítima, confirmada à meia-noite e 20 minutos de dia 19 de Junho, menos de uma hora depois da agressão.
Ainda segundo a acusação, o arguido fugiu do local e refugiou-se em casa de um amigo, igualmente residente em Palmela, onde acabaria por vir a ser detido pela GNR. Pelo caminho, limpou a faca à “t-shirt” que tinha vestida, atirou a arma para o meio de uns arbustos e desfez-se igualmente da camisola.
De referir que o arguido se encontra, ao abrigo deste processo, em regime de prisão preventiva.


Agência de Notícias 

Comentários