Portugal Genial: Portugueses ganham prémio de arquitectura


Os criadores da casa da montanha

O "Pedras Salgadas Eco Resort", em Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real, da autoria dos arquitetos Luís Rebelo de Andrade e Diogo Aguiar, foi eleito “Edifício do ano 2012” na categoria “Hotéis e Restaurantes” pelos utilizadores do site ArchDaily.

Arquitectos ganharam prémio internacional com casas de montanha 

O projeto situa-se no Parque de Pedras Salgadas, entre Vila Real e Chaves, tendo sido construído a 580 metros de altitude.
 O "Pedras Salgadas Eco-Resort" é compostos por sete casas construídas com módulos préfabricados "que se adaptam a locais específicos do parque". "Estas casas resultam de diferentes combinações dos mesmo módulos(...) criando diferentes morfologias e diálogos com a natureza circundante", lê-se na página do ArchDaily dedicada ao prémio.
Esta solução "engenhosa ocupa espaços vazios entre as grandes árvores e, ao mesmo tempo, permite que cada casa seja única, especial e merecedora de uma visita", acrescenta o texto.
O portal ArchDaily é um o mais importante site de arquitetura sustentável do mundo, registando mais de 280 mil visitantes e 70 milhões de pageviews por mês.
Os vencedores deste concurso - ao qual concorreram mais de 8.500 edifícios para 14 categorias distintas - foram apurados após a votação online de 70 mil utilizadores.
 Clique AQUI para aceder aos prémios ArchDaily e AQUI para ler a página dedicada ao "Pedras Salgadas Eco Resort".

Agência de Notícias

Comentários