Bombeiros encontram estufa de droga em Setúbal


Vapor da plantação denunciou estufa em casa

Os Bombeiros Sapadores de Setúbal foram chamados para uma suspeita de incêndio, que estaria a iniciar-se num apartamento na Nova Azeda, na cidade de Setúbal. No entanto, o que parecia ser uma intervenção de socorro acabou por se revelar um caso de polícia. Afinal não era fumo que saia da janela mas sim vapor de uma plantação de droga.


Chamados a apagar um incêndio, bombeiros descobrem  plantação 

Uma chamada telefónica, através da linha de emergência 112, accionou os Bombeiros Sapadores de Setúbal para um prédio situado na rua João Maria Afonso Lopes, na Nova Azeda, Setúbal, onde, segundo os moradores que deram o alerta, estaria a decorrer um incêndio no 3.º piso e onde, supostamente, não se encontraria ninguém.
O alerta foi dado poucos minutos após as 14 horas, na quinta-feira da semana passada, tendo os bombeiros comparecido no local com cinco viaturas e 17 homens, para além de uma ambulância do INEM e um carro patrulha, meios de socorro que sempre acompanham os bombeiros em ocorrências desta natureza.
No entanto, chegados ao local os bombeiros acabaram por se aperceber de que não se registava nenhum incêndio na habitação mas que, de uma janela, saia uma espécie de vapor, proveniente de algo que se encontrava no apartamento. Perante isto, coube à PSP intervir e, após uma rápida inspecção foi detectada uma estufa, de dimensão considerável, de plantas de cannabis, facto que levou à intervenção dos elementos da Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Setúbal que chamaram ao local o proprietário da referida habitação.
No interior da mesma, os agentes depararam-se com a estufa, devidamente equipada (iluminação e aquecimento apropriados, assim como tubos extensíveis de alumínio, para ventilação do local) tendo o proprietário da habitação (um indivíduo na casa dos 20 anos) alegado que a cannabis ali existente se destinava a consumo próprio.
Durante mais de uma hora procedeu-se então à desmontagem da estufa, tendo todo o material sido transportado para a PSP de Setúbal (as plantas irão ser analisadas pela polícia cientifica para confirmação da substância suspeita) e, posteriormente, entregue à guarda do Tribunal de Setúbal.
Quanto ao proprietário da habitação, o mesmo foi constituído arguido e presente a um juiz que lhe aplicou a medida de coacção de Termo de Identidade e Residência.
Já este ano, em Pinhal Novo, num segundo andar, a polícia descobriu uma estufa de droga em casa de um alegado assaltante de tabaco. Em Sesimbra, durante a investigação a um homem suspeito de pedofilia, a polícia também encontrou uma “mini” estufa de plantação de canábis.

Agência de Notícias 

Comentários