Setúbal realiza jantar de mecenas


Mecenato apoia desenvolvimento na capital do distrito 

 

172 mecenas presentes. Um número recorde dos anuais encontros que a Câmara de Setúbal promove com figuras públicas, empresários e representantes de instituições de todos os quadrantes sociais.


Câmara de Setúbal juntou mecenas e apresentou cartaz cultural de 2013

A Quinta de Catralvos, em Azeitão, foi palco do anual jantar do Conselho de Mecenas, iniciativa dinamizada pela Câmara de Setúbal. A edição deste ano, realizada na passada quinta-feira, registou um número recorde de participantes: 172 mecenas.
Figuras públicas, empresários e representantes de instituições de todos os quadrantes sociais da sociedade, marcaram presença neste evento, com a presidente da Câmara a apelar a “uma continuidade no apoio à concretização de ideias e projectos em prol do desenvolvimento de Setúbal”.
Perante a plateia de mecenas, Maria das Dores Meira pediu-lhes que “continuem connosco neste trabalho de transformação do Concelho, apoiando os projectos que aqui apresentamos”, introduzindo no lote de eventos, o Festival Ibérico do Vinho, como uma nova e original iniciativa de dimensão internacional.
Sobre este projecto, foi referido que se trata de um certame de três dias, com a maioria das acções centradas na Casa da Baía. “Esta é uma aposta estratégica da autarquia na valorização dos produtos regionais e no fomento da economia local”, frisou na oportunidade a presidente.

Projetos de cidadania suportados por mecenas
“O Nosso Bairro, Nossa Cidade”, é tido como um dos projectos “de extrema importância para Setúbal”, destinado a desencadear processos de participação activa e desenvolver novas dinâmicas sociais, envolvendo as próprias pessoas nas tarefas”, destacou Maria das Dores.
O defendido sucesso alcançado com a dinamização do projecto “Uma Escola, um Amigo”, em que figuras públicas apadrinham estabelecimentos de ensino, foi igualmente destacado pela autarca sadina, rotulando de “fundamental” o investimento na educação.
Para dinamizar em 2013, são cerca de quatro dezenas de iniciativas destacadas pela Câmara, nos vários quadrantes sociais. O “Setúbal Mais Bonita”, na vertente de cidadania, o “Há Festa no Parque”, a recepção à comunidade educativa e a semana da segurança e educação rodoviária, na área da educação, são alguns exemplos de projectos que podem ser apoiados por mecenas.

Juventude e cultura também com apoios
Na juventude, surgem as acções Concurso de Bandas de Garagem, Meia Maratona Fotográfica, m@rço.28 e Cartão Jovem Municipal, enquanto ao nível da inclusão social, além do Nosso Bairro, Nossa Cidade, há o +Ambiente, o DizPositivo e o Mercado Social da Bela Vista.
Ao nível da Cultura, a oferta para envolvimento de mecenas é variada, como o Festival de Música de Setúbal, o Festróia, o Carnaval de Verão, a Semana da Dança, o Encontro de Cantares Alentejanos, as Marchas Populares, Hà Jazz nos jardins, um Fado por Setúbal, o Eurovision Live Concert e o Mês da Música.
No final deste jantar de mecenas, a autarca reforçou o repto às figuras públicas, empresários e representantes de instituições: “Vamos fazer mais e melhor cidade e cidadania. Assumam este desafio connosco, como têm feito, com as vossas possibilidades”, concluiu Maria das Dores Borges.

Agência de Notícias 

Comentários