PSD qual as dividas das autarquias do distrito


Seis municípios do distrito não informaram valor em dívida


O PSD quer saber quais são os montantes que estão em dívida nas autarquias perante os fornecedores locais para, consequentemente, expor os dados em público. Perante a ausência de resposta por parte de algumas autarquias, Paulo Ribeiro, deputado social democrata eleito por Setúbal na Assembleia da República, considera que tal significa uma “ocultação de informações importantes sobre o estado financeiro dos municípios”.

Sesimbra é um das seis autarquias que não facultaram valor da dívida 

Das treze autarquias do distrito de Setúbal, seis ainda não prestaram qualquer informação, Alcácer do Sal, Alcochete, Barreiro, Moita, Seixal e Sesimbra. Apesar de ter respondido, a câmara de Setúbal “deixou em branco algumas das questões solicitadas pelo que se torna numa resposta incompleta”, aponta Paulo Ribeiro. O deputado destaca ainda a importância das câmaras municipais para o “desenvolvimento do tecido empresarial da região” e adverte para as “graves dificuldades financeiras e, inclusivamente, despedimentos” que o atraso dos pagamentos pode implicar.
O pedido de esclarecimento do PSD é reforçado por um segundo requerimento, “uma vez que o primeiro já tinha sido violado em termos de tempo”, que intima as autarquias a revelar quais são os seus dez maiores credores e o montante efetivo das dívidas. Paulo Ribeiro afirma que o objetivo desta ação por parte do PSD consiste em “conhecer melhor a situação de cada autarquia e prestar atenção às pequenas e médias empresas em dificuldades”.
Para o deputado social democrata, as informações solicitadas tratam-se de um “direito constitucional dos munícipes”. Deste modo, e após a resposta de todas as autarquias, Paulo Ribeiro revela a intenção de expor os números apresentados “de modo a existir maior transparência nas contas públicas que tanto se reclama”.

Agência de Notícias 

Comentários