Hotéis de Lisboa reclamam “silêncio” nas ruas


Barulho incomoda clientes dos hotéis

Três hotéis do centro de Lisboa juntaram-se aos protestos contra o ruído causado pelos frequentadores dos bares e discotecas do Cais do Sodré e do Bairro Alto e apresentaram esta semana várias propostas à câmara municipal para minimizar o problema.


Hotéis reclamam mais silêncio nas noites de Lisboa 

“Os horários actualmente praticados e as autorizações de alargamento, o incumprimento dos horários de encerramento, a utilização da via pública para a actividade dos estabelecimentos que vendem bebidas - funcionando de portas abertas e amplificadores de som voltados para a rua […] são tudo factores que contribuem para níveis de ruído incomportáveis para quem mora ou pernoita no centro da cidade”, afirmam no documento.
Os proprietários do LX Boutique Hotel, do Hotel Bairro Alto e do Lisboa Carmo Hotel entregaram o documento na Câmara de Lisboa no âmbito da discussão pública sobre os horários de funcionamento dos estabelecimentos que funcionam em ‘after hours’ no Cais do Sodré, ou seja, já de manhã.
No texto, alertam que o “fenómeno de massa de consumidores de álcool na via pública entre o Bairro Alto e o Cais Sodré, durante toda a noite, atingiu uma dimensão tal que coloca em causa a segurança e salubridade pública, tendo em conta o lixo que se acumula nas ruas todas as noites, nomeadamente copos de plástico e garrafas de vidro, além de outros dejectos, como a urina”.
“Esta situação tem impactos negativos sobre os moradores, comerciantes locais e, naturalmente, na hotelaria, colocando em causa a própria requalificação urbana proporcionada pelos fortes investimentos realizados pelos empresários deste sector”, frisam.
Por isso, consideram “imprescindível que a câmara use as suas competências para garantir o eficaz planeamento das diferentes actividades na cidade”.
Além da restrição de horários dos “after hours” já proposta pelo presidente da câmara, os proprietários dos hotéis sugerem à autarquia a interdição de venda de bebidas dos estabelecimentos para a via pública e o consumo de álcool na rua.


Agência de Notícias 

Comentários