Santiago do Cacém discutiu obesidade infantil


“Os pais são os principais responsáveis pelos maus hábitos alimentares” dos filhos

O Seminário “Obesidade Infantil – Como foi, como é, como mudar de rumo” - organizado pela Câmara de Santiago do Cacém - Serviço Municipal de Desporto no sábado, dia 13 de Outubro, no Auditório do Instituto Piaget no Campus Universitário de Santo André, serviu para lançar as bases para a criação de um grupo de trabalho constituído por várias entidades com o objetivo de combater a obesidade e muito concretamente a obesidade infantil na região.

Especialistas discutiram, obesidade infantil em Santiago do Cacém 

O Seminário contou com a participação de cerca de 90 participantes. Na assistência estiveram professores, técnicos da área de desporto, encarregados de educação, médicos e enfermeiros que assistiram às intervenções de especialistas nacionais de várias áreas relacionadas com o tema, que é hoje transversal à sociedade.
Carlos Oliveira, Presidente da Associação de Doentes Obesos e Ex- Obesos de Portugal foi um dos oradores do Seminário e concluiu que “as mudanças não são feitas apenas com a alteração de comportamentos alimentares e físicos, mas sim com as duas coisas ao mesmo tempo”, defendendo que “os pais são os principais responsáveis pelos maus hábitos do excesso de sal e açúcar e muitas vezes ainda na gravidez e na forma como a mulher desenvolve o seu processo alimentar”.
Também Cláudia Pereira, Psicóloga Pediátrica, refere que o papel do psicólogo serve para “promover a mudança de comportamentos, incitando as crianças, os jovens e os pais a perderem peso, mas essencialmente a lidarem com os seus problemas emocionais e sociais, capacitando-os para a importância de adquirem hábitos saudáveis”.

O trabalho da autarquia
O Presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Vítor Proença que fez a sessão de abertura do Seminário, referiu o trabalho que a Autarquia tem desenvolvido nesta matéria, defendendo que “as questões da saúde não começam no centro de saúde nem no hospital, começam desde logo em hábitos de vida saudável e foi por essa razão que o Município admitiu para os seus quadros uma técnica na área da nutrição para em articulação com as escolas começarmos a mudar os hábitos de alimentação”.
Também Margarida Santos, Vereadora da Educação, referiu que “o objetivo da Autarquia ao promover o Seminário é que o tema em debate tenha continuidade e que as entidades presentes sejam transmissores de informação e que apliquem no desenrolar do seu trabalho”.
No decurso do seminário foi apresentado o projeto da AutarquiaComer bem, Crescer Melhor. Este projeto, implementado no ano letivo 2008-2009 já está a ter resultados nas escolas de 1.º ciclo e foi alargado no ano seguinte ao ensino pré-escolar com boa adesão por parte de professores e alunos. O objetivo passa pelo desenvolvimento de várias iniciativas ao longo do ano para promover hábitos de alimentação saudável.
Recorde-se que os especialistas alertam para a necessidade de tomar medidas capazes de travar o avanço desta epidemia, porque, se esta tendência continuar, esta geração de crianças será a primeira da história a viver uma vida mais curta do que a dos seus pais.

Agência de Notícias 

Comentários