Perspetivas por Sandra Tez


Os cuidados de Outono

Como não será novidade, o Outono chegou. Começam os dias curtos e chuvosos que nos preparam para a chegada do Inverno e nos fazem esquecer as longas noites calorosas de esplanadas à beira-mar. O bronze desvanece e surge a pele ressequida, as marcas das picadas de insetos e até aquelas pequenas marcas dos arranhões do campismo.


A minha "Perspetiva" de hoje vem alertar-vos para os cuidados que a nossa pele exige nesta mudança de estação, tanto das senhoras como senhores. Por isso nada de desculpas, preguiça ou da velha máxima: “isso é coisa de mulheres”. Por bem que possa ser verdade que os grisalhos até têm charme, as rugas e afins não ficam bem nem ao mais belo Adónis.
Primariamente, é crucial fazer-se uma exfoliação á nossa pele, prestando especial atenção a zonas como joelhos cotovelos e pés. A exfoliação é importante para eliminar a camada superficial da epiderme de modo a remover peles mortas e ressequidas da excessiva exposição solar do verão, bem como, ajudar a eliminação das pequenas manchas ou marcas de picadas de insetos ou feridas que tenham ocorrido durante o verão. A exfoliação ajuda também na melhor penetração de princípios ativos dos cremes que necessitaremos de aplicar diariamente.
Após o Verão, e caso tenha-se exposto demasiado ao sol, irá reparar que a sua pele estará mais áspera, com linhas (rídulas ou rugas) mais profundas que habitual, isto deve-se ao facto de a pele estar a necessitar de nutrição/hidratação. Esta é a altura em que é extremamente importante aplicar cremes mais hidratantes. Pois com a chegada do frio e dos ar condicionados começarem a aquecer, a pele perde a capacidade de retenção da água desregulando o manto hidrolipídico. (Na superfície da pele, o suor produzido pelas glândulas sudoríparas e a gordura produzida pelas glândulas sebáceas misturam-se para formar o manto hidrolipídico. O manto hidrolipídico é um hidratante natural produzido pelo organismo. Sua função é prevenir o ressecamento da pele e protegê-la de agressões).

Os cuidados fundamentais
Nesta altura também começamos a beber menos água, daí ser importante dar à nossa pele mais água através de cremes de corpo, rosto, mãos e até batons de cieiro mais hidratantes. Mesmo as peles mais oleosas terão tendência a secar mais durante os meses frios. Informe-se na perfumaria ou farmácia mais perto de si acerca de cosméticos hidratantes para o seu tipo de pele, para esta altura do ano mas prefira os que têm proteção solar. (Independentemente do sol estar escondido, os raios UV conseguem penetrar através das nuvens e continuam a atingir a nossa pele).
Os cabelos também poderão necessitar de um cuidado especial pós Verão. Um corte para remover pontas danificadas e alterar o champô para um mais hidratante e restruturante durante umas semanas será uma boa opção.

5 Dicas essenciais:
1- Hidrate a sua pele;
2- Continue a usar proteção solar;
3- Tome um suplemento vitamínico (A vitamina D é sintetizada no nosso organismo através do sol por isso poderá haver algum défice desta vitamina nos meses menos soalheiros.);
4- Beba 2L (senhoras 19-70) ou 3L (senhores 19-70) de água por dia;
5- Mantenha uma dieta equilibrada (não se desculpe porque o Verão já passou e o bikini ou calções de banho já se encontram arrumados na gaveta)

Até à próxima sexta. 



Sandra Tez
Lisboa
Podem encontrar-me em: 


Sandra em discurso directo
Chamo-me Sandra Tomaz Esteves, Sandra Tez é o diminutivo pelo qual me chamam e então acabou por “colar” como uma espécie de “nome artístico”. Nasci em Abril de 1986.
Sou bem disposta em gerar e encaro a vida com alegria e optimismo, sou sonhadora, gosto de “sonhar alto” e isso mantém-me focada nos meus objectivos e dá-me aquele gostinho especial quando no final consigo concretizar aquilo que quero. 
O meu percurso profissional começou em contabilidade, mas rapidamente percebi que não era possível trabalhar com prazer nessa área quando a minha paixão pela cor e criatividade ficava para trás. Desde miúda que sempre gostei de tudo que envolvia a estética e belas artes. Percebi, que tinha de deixar de lado a contabilidade e abraçar de corpo e alma a área de estética e maquilhagem. Numa semana tomei a decisão da minha vida e hoje em dia sou maquilhadora para algumas empresas, fotógrafos e eventos, sou formadora de estética e cosmetologia numa empresa líder no mercado nacional na área de estética e trabalho uma empresa também de estética e cosmética no site deles, dando conselhos diários de beleza, respondendo a questões e fazendo vídeos sobre produtos da empresa.
No mês de Outubro 2012 recebi um convite para ter a minha rúbrica pessoal no jornal  ADN- Agência de Notícias, para o qual agora escrevo todas as sextas-feiras a minha rúbrica "Perspetivas". A Rúbrica fala um pouco de tudo, mas principalmente das minhas perspetivas do mundo, da sociedade, da moda e beleza, entre outros assuntos e também desejo com esta minha rúbrica trazer todas as sextas uma BOA "Perspetiva" de vida aos meus leitores. Espero que gostem dos temas que irei apresentar, espero também que tenham muitas questões para colocar ou sugestões para dar pois terei o maior prazer de fazer parte das vossas manhãs de sexta-feira.
Beijinhos, abraços e boas perspetivas;-)

Comentários