Peditório auxilia crianças e jovens com Autismo


Mil esco(u)teirós pedem em nome do autismo

No âmbito do protocolo assinado a 18 de Junho de 2011 entre a APPDA-Setúbal, Associação Portuguesa para as Perturbações do desenvolvimento e Autismo, a Junta Regional de Setúbal do Corpo Nacional de Escutas (CNE) e a Chefia Regional da Região Além do Tejo da Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP), irá decorrer nos próximos dias 3 e 4 de Novembro, um peditório de âmbito distrital a favor da APPDA-Setúbal, que se traduzirá numa jornada de solidariedade.

Dias 3 e 4 de Novembro distrito recebe peditório para ajuda de autismo

O evento que decorrerá em 7 concelhos e 19 localidades do distrito de Setúbal (Setúbal, Palmela, Azeitão, Corroios, Quinta do Conde, Montijo, Charneca da Caparica, Costa da Caparica, Lavradio, Barreiro, Quinta do Anjo, Almada, Arrentela, Trafaria, Cacilhas, Seixal, Sesimbra, Palhais e Fernão Ferro), envolvendo mais de mil jovens esco(u)teirós. A acção “visa contribuir para a angariação de fundos para a edificação de um futuro equipamento misto que funcione como Lar Residencial e Centro de Atividades Ocupacionais, visto não existir em todo o distrito de Setúbal nenhum equipamento ou resposta social exclusiva para a problemática do autismo”, diz a organização.
Participam nesta atividade os Grupos da AEP: 206 (Setúbal), 40 (Palmela), 123 (Montijo), 173 (Charneca da Caparica), 231 (Azeitão), 232 (Quinta do Conde), 210 (Fernão Ferro) e 242 (Corroios) e os Agrupamentos do CNE: 651 (Azeitão), 504 (Quinta do Anjo), 72 (Montijo), 1011 (Lavradio), 467 (Charneca da Caparica). 325 (Sesimbra), 719 (Arrentela), 372 (Trafaria), 510 (Cacilhas), 74 (Barreiro), 586 (Palhais), 555 (Almada), 1359 (Sado), 585 (Corroios) e 253 (Seixal), o que totaliza um acrescimento de cerca de 21 por cento em relação à participação do ano passado.
Momento histórico
“Este é de facto um momento histórico dado que, mais uma vez e sem qualquer interferência do poder público, as duas grandes associações de esco(u)teiros a nível regional, uniram-se pela inclusão das crianças e jovens com Perturbação do Espectro do Autismo”, conta a organização. Os esco(u)teiros recolherão as contribuições em latas devidamente identificadas com o símbolo da APPDA-Setúbal.
“A APPDA-Setúbal reconhece o papel determinante do movimento esco(u)tista na edificação de uma sociedade mais justa, altruísta e solidária e congratula-se com esta parceria que dá um novo sinal de esperança em tempos tão difíceis para todos nós”, refere a associação, agradecendo o apoio da Cáritas Diocesana de Setúbal, que facultou à APPDA-Setúbal 100 latas para a realização do Peditório.

Agência de Notícias 

Comentários