Maria, a mulher que se despiu no Cerco a São Bento


 "Maria. Manifestante. Poeta. 30 anos"

Tem 30 anos e foi sozinha ao "Cerco à Assembleia", protesto contra o Orçamento do Estado, realizado na última segunda-feira. Ainda estava em frente à escadaria do Parlamento quando lhe disseram que a sua foto de seios nus e braço erguido circulava na Internet. Foi muito rápido, não se deu conta de ter sido fotografada. A artista plástica, natural de Lisboa, "estava a meditar", exercício que "pratica para matar o que é supérfluo", em frente às grades, antes de se despir. Não foi a única a fazê-lo. Mas foi a sua foto que correu mundo. 

Maria Archer resolveu tirar a roupa em protesto 

Maria Archer viu dois manifestantes despirem-se ao seu lado e, "solidária", também resolveu tirar a roupa. A imagem da manchete de ontem do Correio da Manhã sobre o "Cerco a São Bento" de segunda- feira ultrapassou fronteiras e tornou- -se um símbolo de uma nova geração desesperada em Portugal, com idades compreendidas entre os 20 e os 30 anos.
Maria tem 30 anos e é artista plástica, actriz e argumentista. Pertence a uma família da alta burguesia lisboeta, mas "é de um meio onde muitos artistas estão no desemprego". Amigos de Maria Archer dizem que "ela nem costuma ir a manifestações" e que contou que "tudo aconteceu por acaso: o acto de se despir não foi nada premeditado". Mais: "A ideia não foi dela, começaram a despir-se e a Maria aderiu espontaneamente".
Maria foi actriz de ‘Para Que Este Mundo Não Acabe’, um documentário de João Botelho que faz parte de uma trilogia dedicada a Trás-os-Montes.
Porém, Botelho fala sobre Maria a propósito da série ‘Arte-Amizade’, de cujo argumento é co-autora. O projecto, aliás, começou quando o cineasta aceitou o convite da amiga para conhecer outros dois artistas.
Maria Archer vai lançando os seus gritos de revolta na internet. Como quando escreve no ‘Ah Bruta Flor’: "O único propósito deste blogue sempre foi o de escrever contra o medo, de mandar o medo à p... que o pariu, ou seja, à religião".

A mensagem de Maria…
Durante o cerco a São Bento, outras pessoas fizeram o mesmo

Maria Archer, em mensagem enviada ao Correio da Manhã que fez dela manchete, escreve que "aquilo que conta dizer é a ousadia do amor de quem o diz. Que ele é que é o verdadeiro operante da mudança que já está em curso no meio de nós". Mais: "Estamos aqui, não temos medo quando amamos. Peço por todas as nossas relações!" A mensagem termina com a assinatura: "Maria. Manifestante. Poeta. 30 anos".
Os fotos que correm mundo em páginas de jornais ou nos diversos sites por cá e lá fora, não agradam a todos. Principalmente à família que sem comentar a nudez de Maria mostra um aparente mal-estar provocado pelas imagens publicadas. A manifestante é conhecida por ser pouco expansiva e reservada, o que ainda provocou maior surpresa entre os familiares.

Agência de Notícias 

Comentários