Diáfano Portus Cale por Marta Tomé


Vedetismos nas redes sociais

Nos dias que correm não é de todo necessário assistir a uma Stand Up Comedy ou ver um bom filme de comédia para soltarmos umas gargalhadas – não! Aliás, poupem dinheiro e fiquem em casa e acedam às redes sociais, pois para mim é uma grande fonte de risos. O meu principal foco vai para as profissões (trabalho/formação).



Por exemplo actor/actriz, só porque foram figurantes ou participaram nos Morangos com Açúcar – isso faz de vocês actores? Têm conhecimento das dificuldades que os verdadeiros profissionais passam para honrar e vingar nesta profissão? Têm experiência/formação? Já tiveram um camarim? (…). No fundo, até que são bons actores, mas apenas para eles próprios por fingirem ser algo que não são, mas nunca levarão um óscar por isso. Por sinal, já encenei uma peça de teatro na escola, devo por isso dizer que sou encenadora?
Outra é a preferida pelas/os jovens de cara bonita e cujo metabolismo não os obriga a grandes regras – modelo! Sabem ao menos o que isso é? Sabem qual a diferença entre ser modelo e manequim? Quantos países já percorreram em trabalho; quantas sessões de fotos e desfiles já fizeram? Pois, logo vi…afinal só fizeram um book que por acaso foi um amigo vosso que o fez e estão inscritos numa agência que nem sequer existe legalmente, portanto isso faz de vocês modelos, está certo! Aos finais de semana gosto de divertir-me e ir dançar, devo colocar no meu perfil que sou bailarina?
Quem afinal nunca teve ou tem um blog? Alguma vez se intitularam de bloggers por isso? Aos que maioritariamente se intitulam, gostava de saber se declaram a “actividade” ao estado (se é que ganham o suficiente para tal). Vou considerar colocar facebooker ou youtuber no meu perfil!
E isto meus caros, representa parte da nossa sociedade que critica casos como o de um político que diz ter um canudo que não tem, mas esquecem-se que se gabam de ter uma profissão que afinal, vai-se lá saber só a vêm por um canudo! Já dizia o Moliére que “deveríamos olhar demoradamente para nós próprios antes de pensarmos em julgar os outros.”
Cumprimentos da Jornalista (escrevi um artigo); Princesa (é o que a minha mãe me chama); Atleta (corro todos os dias para o metro); Cantora (protagonizo karaokes em casa)!


Marta Tomé
Lisboa

Diáfano Portus Cale – Portugal Transparente – é um olhar sobre a sociedade portuguesa da autoria de Marta Tomé, quinzenalmente à segunda-feira para o ADN

Comentários