Alcochete já tem loja social


“A pobreza tem causas políticas” 

A Câmara de Alcochete inaugurou dia 17, Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza, a “Loja do Mercado - Projecto Solidário Alcochete”, uma iniciativa que resulta de uma parceria com o Centro Comunitário Cais do Sal/CERCIMA, o Instituto da Segurança Social/Centro Distrital de Setúbal e a Unidade de Cuidados na Comunidade Montijo Alcochete/ACES do Arco Ribeirinho. 


Loja do Mercado foi inaugurada no dia 17 de Outubro, em Alcochete 

Situado na Rua do Mercado, em Alcochete, este banco de bens está aberto a toda a população de modo a possibilitar o acesso, gratuito ou através de um custo solidário, a vários bens, doados por particulares ou empresas. A Loja do Mercado está aberta ao público à terça-feira, das 9h30 às 12h30 e à quinta-feira, das 14h30 às 17h30.
A inauguração da Loja do Mercado foi precedida pela assinatura, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, do Compromisso de Concertação do Apoio Social do Concelho de Alcochete pelas 28 entidades que integram o Conselho Local de Acção Social.
Luís Miguel Franco, presidente da autarquia, destacou a vertente solidária do projecto da Loja do Mercado, que é “um conceito aberto à participação da sociedade civil, à sua solidariedade, ao seu altruísmo e à sua filantropia”, valores que, segundo o autarca, no entanto, correm o risco se esgotar “porque aqueles que ainda podem ajudar, podem também estar sujeitos, num futuro não muito distante, a fragilidades sociais que os direcionem para estas vias do apoio social”.

“Conhecer, diagnosticar e intervir melhor”
A promoção da saúde e da educação universal e gratuita, a valorização do papel da mulher, a sustentabilidade ambiental e a erradicação ou pelo menos a mitigação da pobreza foram algumas das políticas sociais desenvolvidas pela Câmara referidas pelo autarca, que afirmou conviver diariamente com as carências sociais e económicas da população.
O Presidente da Câmara criticou ainda a falta de apoio da Administração Central para a resolução dos problemas sociais no Município. “A pobreza é um problema da Humanidade mas tem causas políticas” e a opção dos políticos não deve ser pelos “números”, mas sim pelas “pessoas”, disse.
“A situação da pobreza está instalada de forma perene lamentavelmente também no nosso concelho”, referiu o Vereador do pelouro do Desenvolvimento Social, Paulo Alves Machado, uma realidade que, segundo o próprio, justifica a assinatura do Compromisso de Concertação Social.
O presidente do CLAS de Alcochete apelou “à efectiva partilha de informações” entre as diversas entidades para “conhecer, diagnosticar e intervir melhor” e referiu algumas acções desenvolvidas pelo CLAS, nomeadamente a integração social dos idosos e os Bancos de Voluntariado e de Ajudas Técnicas.

“A Loja do Mercado não é para pobres”
Responsáveis querem que todos façam compras na Loja do Mercado 

Paulo Machado explicou que a “Loja do Mercado - Projecto Solidário Alcochete” “é o que vulgarmente se designa por loja social e é feita com recursos que o Município põe ao dispor da comunidade, com a colaboração de outras instituições e também do voluntariado”.
“A Loja do Mercado vai ser um projecto que não visa integrar o pensamento caritativo na intervenção social, mas tem uma lógica de intervenção social, positivamente discricionária, sem afectar em concreto aqueles que aparentemente procura ajudar, isto é, não é uma loja para os pobres, é uma loja para todos nós, é uma loja que assume como ponto de partida a ideia de custo justo, de acordo com a capacidade que cada um tem de pagar”, acrescentou o autarca.
Por sua vez, a Coordenadora da Representação da Segurança Social das Redes do Distrito de Setúbal felicitou a assinatura do Compromisso de Concertação e a inauguração da loja social.
“Os objectivos deste Compromisso não são mais do que os objectivos de uma rede social que, no fundo, é a partilha de responsabilidades, de recursos e de informação”, disse Ana Gomes. Esta responsável convidou todas as entidades presentes para estarem presentes no encontro que se realizará no próximo dia 28 de Novembro, na Moita, por iniciativa da Plataforma Supra Concelhia das Redes Sociais, que contará com a participação do CLAS de Alcochete, numa data em que se comemora o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações.
Para a presidente da Direcção da CERCIMA, “a Loja do Mercado é um exemplo de que as parcerias e a Rede Social de Alcochete funcionam”. Cristina Dias destacou em particular o envolvimento da Autarquia, do Freeport, do Centro de Emprego de Montijo e do Centro Comunitário Cais do Sal, que é um serviço da CERCIMA que já desenvolve a actividade no concelho de Alcochete, para a concretização do projecto da loja social.
“A Loja do Mercado não é para pobres, não é uma loja que as pessoas tenham vergonha de ir para comprar brinquedos para os filhos no Natal, roupas ou artigos de puericultura”, referiu a responsável, sublinhando que o objectivo é que seja “um projecto com futuro”, “uma loja de marca”.

Agência de Notícias 

Comentários