Odivelas lança programa para combater austeridade


Câmara baixa IMI e ajuda famílias carenciadas

A Câmara Municipal de Odivelas criou um programa de ajuda financeira para combater a crise económica que afecta o país. Este plano tem como objectivo minimizar o impacto destas medidas implementadas pelo governo central.

Odivelas prepara orçamento com medidas de apoio às populações 

 “Este é um momento de tentar minorar os impactos negativos nas famílias, contrariando a indiferença e ausência de sensibilidade e de justiça social, com que nos deparamos cada vez mais em Portugal”, diz Susana Amador, presidente da autarquia de Odivelas para justificar as diversas medidas.
O orçamento municipal da autarquia para 2013 é composto por mais de 25 medidas. A diminuição do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a aplicar aos prédios urbanos para 0,675 por cento é uma das medidas previstas.
A autarquia prevê ainda a isenção de derrama para todas as empresas que instalem a sua sede social no concelho de Odivelas no ano 2013, e para aquelas que comprovem ter mantido ou criado novos postos de trabalho face ao ano de 2012.
A câmara de Odivelas vai também manter a oferta dos manuais e das fichas escolares a todos os alunos do 1º ciclo do ensino público e a disponibilização das três refeições diárias a todas as crianças que frequentam os jardins-de-infância e as escolas do 1º Ciclo do ensino básico da rede pública.
A recolha e distribuição de medicamentos não utilizados ainda dentro do prazo de validade é outra medida que tentará diminuir o preço por mês dos medicamentos, visando não submeter as famílias a encargos extra.
As famílias mais carenciadas vão ter ainda a possibilidade de usufruir de serviços grátis prestados pela oficina domiciliária.
De acordo com a presidente da câmara municipal, Susana Amador, estas medidas são “o combate à indiferença e ausência de sensibilidade e de justiça social”. A autarca afirma ainda que o seu objectivo é tentar diminuir os impactos negativos nas famílias devido à severa austeridade imposta pelo actual governo.

Agência de Notícias 

Comentários