Milhares de visitantes na Feira Medieval de Alvalade


Festa recebeu 15 mil pessoas

À semelhança dos anos anteriores, Alvalade, freguesia do concelho de Santiago do Cacém, comemorou mais uma vez a concessão do Foral, que assinala este ano 502 anos. Durante três dias, a vida quotidiana do homem da Idade Média foi recriada em Alvalade com todo o rigor. O julgamento das bruxas e bruxarias e a maldição dos ratos brancos encerraram, na noite do último domingo, os festejos da 10.ª edição do Alvalade Medieval. Mas hoje, dia do 502º aniversário do foral à vila, há a inauguração da Exposição "10 Anos de Viagem num Tempo Medieval", na Praça D. Manuel I.

Feira recebeu 15 mil visitantes em três dias 

Foram três dias de animação, com arraiais e arruadas pelas ruas do burgo, numa recriação histórica da entrega do Foral Manuelino a Alvalade. O evento Alvalade Medieval constitui uma das maiores iniciativas do género realizadas no Alentejo Litoral, trazendo à região milhares de visitantes.
“Tivemos ligeiramente mais visitantes do que no ano passado, cerca de 15 mil”, adiantou o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, Rui Madeira, baseando-se nos números de bilheteira.
Durante três dias, sete ruas e duas praças de Alvalade, no interior do concelho de Santiago do Cacém, viajaram 500 anos no tempo. Artesãos, trovadores, cavaleiros, jogos tradicionais, cortejo régio e danças das arábias, entre “comes e bebes” a condizer, animaram a pequena vila alentejana, onde residem habitualmente cerca de duas mil pessoas e que, nesta altura do ano, multiplica várias vezes a população que circula geralmente pelas ruas.
Os três dias de festa que incluíram, entre outras iniciativas, o cortejo régio, o encontro de trovadores, o torneio a cavalo e o festim sarraceno com danças mouras, terminaram na noite de domingo, mas o evento a encerrar, oficialmente hoje, dia em que Alvalade comemora os 502 anos da entrega do Foral, dia em que será inaugurada, na praça D. Manuel I, a exposição 10 anos de Viagem num tempo Medieval.
Na Igreja da Misericórdia também está patente ao público, durante um ano, a exposição Posto de Culturas Regadas D. Manuel de Castello Branco – Aprender primeiro, para ensinar depois. Esta exposição documental e etnográfica foi oficialmente inaugurada no sábado com a presença do presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Vítor Proença, dos vereadores Margarida Santos e Álvaro Beijinha e do presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, Rui Madeira.

Pessoas gostam do evento
Bruxas e bruxarias andaram à solta pelas ruas de Alvalade 

Pelas ruas de Alvalade, vários visitantes e residentes passeavam e envolviam-se no evento. Foi o caso de Raul Trancoada que escolhe a região para passar férias e visitou Alvalade pelo segundo ano. “Adoro este evento, a população é muito acolhedora e este ano trouxe a família”, disse o visitante do Alvalade Medieval. Também Daniela Santos, residente em Vila Nova de Santo André, disse que todos os anos participa na festa medieval. “Já é frequente vir cá, tudo é diferente, as pessoas encarnam este espírito medieval de uma forma espectacular e isso agrada-me bastante”. Para a jovem Inês Pestana, residente em Alvalade, “o evento representa o nosso Natal porque as famílias reúnem-se todas nesta altura”.
Hoje, dia do 502º aniversário do foral à vila, há a inauguração da Exposição "10 Anos de Viagem num Tempo Medieval", na Praça D. Manuel I. Para recordar bons momentos.

Agência de Notícias 

Comentários