Bonfim comemora 50 anos


Um estádio de memórias

Um desfile de todas as modalidades do Vitória Futebol Clube, uma cerimónia formal e um jogo de futebol entre velhas glórias, são os pontos mais salientes da comemoração dos 50 anos sobre a inauguração do Estádio do Bonfim, celebrações a realizar amanhã à tarde.


Bonfim foi inaugurado há 50 anos num jogo com a Académica de Coimbra

Um recinto desportivo que é uma óbvia referência de Setúbal, já com traços históricos, o Estádio do Bonfim, está levantado há meio século. No domingo faz cinquenta anos que as bancadas, então limitadas à área poente e a dois “peões”, se encheram para ver o espectáculo de inauguração do estádio que sucedeu ao Campo dos Arcos e que marcou, não só simbolicamente, uma nova etapa da vida vitoriana.
A assinalar a data, o Vitória vai levar por diante, a partir das quatro horas da tarde, sensivelmente a mesma hora do dia da inauguração, um conjunto de iniciativas em que avultam, inicialmente, o descerramento de uma placa alusiva à celebração das bodas de ouro, em local nobre do estádio, com a presença de várias figuras vitorianas e convidados, seguindo-se o desfile de atletas de todos os escalões do conjunto de modalidades que são praticadas no seio do clube, o que se deverá estender por várias centenas, lembrando que na inauguração estiveram presentes, segundo relatos escritos, mil e quatrocentas pessoas, com o estandarte vitoriano à cabeça e empunhado pelo futebolista olímpico João dos Santos.

Dez anos de muito trabalho
O Bonfim  é um dos Estádios mais antigos do futebol português

Terminado o desfile, está prevista a realização de um jogo de futebol entre as equipas de velhas glórias do Vitória e do Benfica (a 16 de Setembro de 1962 os vitorianos receberam a Académica de Coimbra e perderam por uma bola a zero), no intervalo do qual a viúva do treinador e jornalista Fernando Vaz, este uma figura indelevelmente marcada à história do Vitória nos últimos 50 anos, oferecerá ao clube sadino vários troféus e documentos que marcaram as suas passagens pelo Bonfim.
Uma nota apenas, e até porque estamos a preparar para o próximo número um trabalho mais alargado sobre o acontecimento, para relembrar que a construção do Estádio do Bonfim começou a ganhar forma em Novembro de 1952, com o fim do trabalho burocrático para que o clube tomasse posse formal dos terrenos da então Quinta das Palmeiras, era Miguel Bastos, presidente da Câmara de Setúbal. Seguiram-se dez anos de muito trabalho que reuniu a cidade inteira em torno de um projecto comum, o novo estádio do Vitória. Faz amanhã 50 anos.

Agência de Notícias 

Comentários