7 Maravilhas valorizaram região


Tróia revelou as 7 mais maravilhosas praias de Portugal

 A costa alentejana, com duas eleições, revelou-se a grande vencedora da “geral” das 7 Maravilhas – Praias de Portugal. A gala final da revelação das sete praias premiadas, teve lugar, na noite de sábado, nas instalações militares dos Fuzileiros, em Tróia. Um extraordinário espectáculo finalizou este concurso que pretende maximizar os valores da identidade nacional. Tróia-Mar, Carvalhal e Meco não tiveram “votos suficientes” mas honraram o distrito. Em 2014 poderá ser lançado as 7 Maravilhas dos Vinhos Portugueses. 

Tróia recebeu um dos melhores espetáculos de sempre

As “7 Maravilhas” valorizam, pelo terceiro ano consecutivo, o distrito de Setúbal mas, devido às incertezas financeiras provenientes da falta de apoios, pode não reunir as condições necessárias para voltar com mais “maravilhas” em 2013. Depois do Portinho da Arrábida e da Sardinha Assada terem sido distinguidos como Maravilha Natural e da Gastronomia, respetivamente, Tróia acolheu a declaração oficial das 7 maravilhas das praias, “fator de valorização local” porém, Luís Segadães, presidente da organização, afirma ser “necessário analisar as condições existentes em Portugal para realizar outro evento desta natureza”. 
“A crise financeira instalada em Portugal afeta os tipos de apoios exigidos para a realização dum programa desta natureza”, afirma Luís Segadães, deixando ainda em aberto a eventualidade da organização das 7 maravilhas do vinho, “noutro ano que não 2013”. A realização da divulgação das maravilhas das praias em Tróia no passado sábado constituiu um “aumento no prestígio da península que não esteve aquém daquilo que todas as praias premiadas significam”, prossegue o presidente das 7 Maravilhas, relativizando assim o facto de Tróia mar não ter arrecadado o galardão de maravilha na categoria urbana.

Tróia-Mar, Carvalhal e Meco sem “votos suficientes”
Para Carlos Beato, presidente do Pólo do Alentejo Litoral da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, a península de Tróia “é um território que pode e deve fazer a diferença no setor turístico que representa”. Além de Tróia mar, as praias do Carvalhal, em Grândola, e do Meco, em Sesimbra, não conseguiram atingir o número suficiente de votos populares para serem distinguidos como Maravilhas de Portugal.
Tróia mar, na categoria de Praia Urbana, viu Zambujeira do Mar conquistar o galardão, enquanto o Carvalhal, que concorria pela distinção de melhor Praia de Dunas, foi preterida pela Praia de Porto Santo, na Madeira. Já a praia de Odeceixe ultrapassou o Meco nas preferências dos votantes na corrida pelo prémio de melhor Praia de Arribas. O autarca de Grândola não dá importância ao facto de as duas praias do concelho em concurso terem perdido, mas enfatiza a valorização que Tróia teve ao receber o espetáculo final das 7 maravilhas que foi transmitido pela RTP para todo o mundo.

Portugal é pais de “beleza infindável”
Os representantes das 7 Maravilhas das praias de Portugal em palco 

“Por todo o trabalho aqui executado, a península de Tróia possui uma mensagem de qualidade que deve ser passada a todos os portugueses que não a conhecem”, entende Carlos Beato.
A mesma linha de ideias têm a ministra Assunção Cristas que afirma que “o território possui uma beleza infindável e representa um valor único que Portugal tem de aproveitar para se distinguir dos restantes países”. “A costa portuguesa tem imensas virtudes que são exploradas por muitos setores da economia”, diz a titular das pastas da Agricultura, Ambiente, Mar e Ordenamento do Território, mostrando assim a versatilidade que Portugal tem no aproveitamento da sua orla costeira.

As 7 Maravilhas…
Além de Zambujeira do Mar, que recebeu o prémio de praia urbana, Porto Santo como Praia de Dunas e Odeceixe na categoria de Arribas, outros quatro destinos balneares foram distinguidos na passada noite de sábado como Maravilhas. A Praia das Furnas, em Vila Nova de Mil Fontes recebeu o galardão de Melhor Praia de Rios, a praia da Ribeira, em Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, foi distinguida como Maravilha na categoria de Praia de Albufeiras e Lagoas, enquanto a Lagoa do Fogo, nos Açores, foi considerada Maravilha Selvagem e o Guicho, em Cascais, é a melhor praia para prática desportiva. Mais de 620 mil votantes que participaram no concurso.

Agência de Notícias 

Comentários