Um escalador morre e dois ficam feridos em derrocada em Palmela


Rocha de uma tonelada arrasta três homens que faziam escalada


Um homem morreu vítima de uma queda, quando estava a fazer escalada livre, em Palmela. O acidente provocou ainda dois feridos graves. Uma derrocada de rochas na Serra de Louro, na Quinta do Anjo, esteve na origem da queda. As autoridades receberam o alerta cerca das oito da noite de ontem. Os dois feridos graves foram transportados para o Hospital São Bernardo, em Setúbal.


Bombeiros foram impotentes para salvar o escalador 

Os dois jovens que deram entrada no Hospital de Setúbal na sexta-feira, vítimas de um acidente na serra do Louro (Palmela) quando faziam escalada, estão "estáveis" e com "prognóstico reservado".Vargas Xavier, chefe de equipa e director das urgências do Hospital de Setúbal, disse à Lusa, que os dois jovens, irmãos, com 20 e 21 anos, deram entrada na sexta-feira às 21H25 "vítimas de acidente politraumatizados", seguindo directamente para o bloco operatório onde foram submetidos a cirurgias.
Um dos jovens está a recuperar no departamento de cirurgia, enquanto que o irmão, com prognóstico mais reservado, "está na unidade de cuidados intensivos", segundo o médico.
Este acidente na serra do Louro provocou ainda uma vítima mortal, Pedro 'Cataré', primo dos dois irmãos hospitalizados, Hernâni e Herlander Correia Lima.
Os três familiares praticavam escalada livre quando uma rocha com mais de uma tonelada se soltou, sendo que Pedro 'Cataré' teve morte imediata, enquanto que os dois irmãos foram atingidos por blocos de pedra gigantes, ficando feridos com muita gravidade.
O acidente ocorreu por volta das 20 horas de sexta-feira, na zona da Cova da Raposa, e de acordo com as autoridades, um dos irmãos, que sofreu uma fractura exposta, conseguiu subir ao monte e pedir ajuda a um ciclista que ligou ao 112.
Acorreram ao local os Bombeiros Voluntários de Palmela, uma viatura médica de Emergência e Reanimação do INEM e uma patrulha da GNR.

Agência de Notícias 

Comentários