Sesimbra promove limpeza subaquática


Promover a limpeza do mar 

A baía de Sesimbra vai ser alvo de uma limpeza subaquática através de mergulho livre em apneia que visa remover o lixo inorgânico com o auxílio de kayaks. Esta iniciativa, que proporciona também passeios pedestres e de bicicleta, tem o objetivo de “alertar as pessoas para os perigos e para a necessidade de limpeza, ao mesmo tempo que se divertem”, explica João Boavida, representante da MTP, empresa organizadora do evento.

150 pessoas vão limpar o mar de Sesimbra no fim-de-semana 

Este tipo de atividades são “muito importantes para a sensibilização”, dado que a vila está inserida num parque natural [Arrábida] com um porto próximo, esclarece o representante da MTP. “Do contacto com a natureza descobrem-se pormenores que ninguém conhece, nomeadamente problemas que possam potenciar incêndios e poluições”, explica João Boavida, que acrescenta também que “é importante manter a proximidade do cidadão ao ambiente”.
 A ideia foi apresentada pela Comissão Europeia que “pretendia fazer uma ação de sensibilização, próxima dos cidadãos”, diz João Boavida, que adianta que “a vila precisa de limpeza regular e as actividades como a pesca, por exemplo, produzem lixo”, adianta.
 A empresa já tem “confirmação de muitas pessoas para fazer mergulho e só não há valores da adesão ao passeio de bicicleta porque as inscrições ainda não fecharam”, diz João Boavida. A organização espera 150 pessoas. A iniciativa é gratuita, sendo os custos suportados pela Comissão Europeia e pelos parceiros.
As actividades vão decorrer durante o fim de semana de 18 e 19 de Agosto, realizando-se no sábado a limpeza do fundo da baía de Sesimbra e um passeio de bicicletas desde a Costa da Caparica até Sesimbra, passando por locais de observação de aves e pela Lagoa Pequena, e domingo, um passeio pedestre pela Serra da Arrábida.

Agência de Notícias 

Comentários