Quinta do Conde reivindica mais um centro de saúde


Um mês após inaugurar um… Junta de Freguesia já aponta para o segundo

A vila de Quinta do Conde, no concelho de Sesimbra, inaugurou um novo Centro de Saúde há um mês. Mas já não chega, diz o presidente da Junta de Freguesia local. O crescimento demográfico da freguesia faz com que a construção de um novo centro de saúde seja necessária. Vítor Antunes, presidente da Junta de Freguesia da Quinta do Conde, admite que “mesmo que as novas instalações do centro de saúde chegue à capacidade máxima, a população continua a precisar de um novo espaço”.

Crescimento populacional leva Junta a pedir mais um Centro de Saúde 

“O objetivo de possuir novas instalações foi atingido mas agora surgem novos problemas”, prossegue Vítor Antunes, referindo-se à falta de médicos a exercer funções e à precariedade do serviço informático existente. “Apenas encontram-se cinco médicos no centro de saúde, o que representa um terço do necessário”, afirma o presidente da junta de freguesia, que faz ainda alusão à promessa de dois novos profissionais da saúde na altura da inauguração do espaço.
 “A precariedade das antigas instalações do centro de saúde era a justificação apresentada para a impossibilidade da ida de novos médicos”, explica Vítor Antunes, que não encontra outra razão para que os médicos não sejam disponibilizados. Outro problema cinge-se ao sistema informático, que “é desadequado e complica em demasia a rotina de funcionamento do centro de saúde”, conta.

Quinta do Conde chega aos 30 mil habitantes
Sem poder adiantar qualquer número relativo ao desempenho no primeiro mês das novas instalações do centro de saúde devido aos problemas encontrados no sistema informático, o presidente da junta de freguesia mostra que o crescimento de cerca de dois recenseados por dia na freguesia justifica a contrução de um novo centro de saúde. “No próximo mês de Outubro é possível que Quinta do Conde atinja a marca de 20 mil eleitores, o que denota o crescimento exponencial da zona que possui cerca de 30 mil habitantes”, declara Vítor Antunes.

Agência de Notícias

Comentários