Nudismo com cada vez mais adeptos em Portugal


Banhistas despidos de preconceito invadem praias do distrito

Apesar de algum preconceito, o povo português é tolerante em relação ao naturismo e a uma das suas manifestações mais populares: o nudismo. Este ano houve mais procura. Na Costa da Caparica e Sesimbra ainda há praias desertas, próprias para a prática do naturismo. Com praias classificadas como de “oiro” pela associação ambientalista Quercus e com cinco zonas galardoadas com Bandeira Azul, mais do que no ano passado, as praias da Costa da Caparica, como ambiente natural, estão classificadas entre as melhores do país e mesmo da Europa.

Há cinco praias oficiais para prática de nudismo. Duas são no distrito

 Por outro lado, ao estarem às portas de Lisboa são das mais frequentadas. Os dados estatísticos apontam que a Costa da Caparica é procurada por cerca de 8 milhões de turistas na época balnear.
Esta grande afluência leva a que muitos banhistas procurem areais menos ocupados e rumem na direcção de zonas entre a frente de praias urbanas e a Fonte da Telha e até mesmo para lá desta localidade. E aqui também os amantes do naturismo encontram o seu espaço.
Há largos anos que os naturistas frequentam praias da Costa da Caparica e, em 1996, a da Belavista foi reconhecida pela Assembleia da República como praia oficial de Naturismo. Um extenso areal ao qual se pode ter acesso tanto pela estrada que liga a Costa da Caparica à Fonte da Telha, como através do Transpraia até à paragem 19. Caso se queira desfrutar ainda de um passeio com o mar e mata florestal no horizonte, a opção certa é mesmo usar esta linha do comboio de praia.

As outras praias onde se tolera o naturalismo

Mas ainda há mais oferta  naturista nas praias do concelho de Almada. Outra das opções é seguir pela Fonte da Telha, no sentido sul, até a uma longa extensão de areal que se prolonga até à Lagoa de Albufeira, onde a prática de naturismo é tolerada. O único problema é que o acesso é menos fácil obrigando a uma boa caminhada pela praia, o que até pode ser bom para quem leva o resto do ano sem praticar qualquer exercício. Inconveniente ainda é a ausência de apoios de praia apesar da segurança no mar ser assegurada pelos nadadores-salvadores da Associação Âncora.
Já no caso da praia da Belavista, para além da vigilância assegurada pela Caparica Mar, tem concessionários que lhe permitem sair da praia e refrescar-se numa das esplanadas. O incómodo são as filas de automóveis para sair da praia e o pó levantado pelo piso de terra.
Para fugir a este nervosismo depois de um bom dia de praia, a melhor opção mesmo é usar o Transpraia e em 20 minutos está na área urbana da Costa da Caparica.
Mas, na Margem Sul existe ainda outra opção para os naturistas. Do lado de Sesimbra têm a praia do Meco, outra praia oficial, entre a Praia do Moinho de baixo e a Praia das Bicas. Porém aqui é melhor estar atento ao mar porque não é dos mais confiáveis. A praia da Comporta – concelho de Grândola – é outro sítio onde se pode ir ao banho como se veio ao mundo sem ninguém ficar chocado.
Cada vez mais banhistas preferem andar "com tudo ao léu" 
Todas estas praias resistiram este ano um número maior de praticantes. Talvez seja a crise que faz com que o dinheiro para o calção de banho ou o biquíni encurte ou, então, é mesmo uma opção cada vez mais na moda.
Apesar de algum preconceito, o povo português é tolerante em relação ao naturismo e a uma das suas manifestações mais populares - o nudismo.
Com aprovação do regime da prática do naturismo e da criação dos espaços de naturismo e consecutiva publicação da Lei (nº 29/94 de 29 de Agosto), o nudismo é uma prática legalmente aceite em Portugal.
Ao todo existem cinco praias oficiais de nudismo no nosso país: nos arredores de Lisboa, costa alentejana e Algarve. Mas existem dezenas de outros locais "à beira-mar" plantados com longas tradições naturistas.


Agência de Notícias 

Comentários