Nossa Senhora do Rosário de Tróia


Tradição cumpriu-se

Um mar de gente junto ao Jardim da Beira Mar recebeu o círio fluvial das Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia. O certame continua a manter a tradição e atrair milhares de pessoas às margens do rio Sado.

Tróia e Setúbal estiveram em festa no último fim de semana 

O regresso da imagem da Nossa Senhora do Rosário de Tróia a Setúbal, a bordo da embarcação “Jonas David”, atraiu anteontem ao final da tarde milhares de pessoas, junto do Jardim da Beira-Mar.
O círio fluvial integrou o transporte das sagradas imagens à proa de várias embarcações do Sado. A realização deste círio fluvial entre as margens do Sado, momento de renovação da crença e da fé dos marítimos com o regresso a Setúbal da santa protectora dos homens do mar, foi o culminar das Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, realizadas no passado fim-de-semana na Caldeira de Tróia.
Os festejos, de cariz religioso das populações piscatórias, cujo programa se reparte entre Setúbal e a Caldeira, em Tróia, incluíram tríduos em honra da santa protectora, nos três primeiros dias, na Igreja de São Sebastião.
No passado sábado, após missa pela alma dos marítimos falecidos, houve um cortejo até ao ponto de embarque do círio fluvial para Tróia, local onde se reuniu a comunidade piscatória com a família e amigos.
Além de cerimónias religiosas, jogos tradicionais, bailes e arraiais, um concurso de barcos engalanados,  ainda se realizou no domingo à meia-noite uma sessão de fogo de artifício.

Agência de Notícias 

Comentários