Montijo assinala amanhã elevação a cidade


Festejar sem muito dinheiro

Montijo é cidade há 27 anos e, de acordo com a presidente da Câmara, a cidade “cresce demográfica e urbanisticamente de forma sustentável”. Este ano, o dia da cidade será comemorado com menos actividades devido à contenção orçamental. Mas não faltará festejos.

Montijo é cidade há 27 anos 

Amanhã assinala-se o 27.º aniversário da elevação de Montijo a cidade, 82 anos depois da alteração do nome de Aldeia Galega para Montijo, em 6 de Junho de 1930. O desenvolvimento notável e uma importante ascensão económica foram as causas responsáveis pela promoção de Montijo a cidade em 14 de Agosto de 1985.
“Quem nos visita, não vislumbra neste concelho e nesta cidade um crescimento em vertical e fechado, característico das cidades de arranha-céus, de condomínios privados ou de parques habitacionais desordenados e sem as infra-estruturas básicas salienta a presidente da Câmara Municipal do Montijo, Maria Amélia Antunes.
Para a autarca, a cidade que “cresce demográfica e urbanisticamente de forma sustentável é que Montijo não deixou de ser uma terra acolhedora e reconhecida como uma cidade planeada e, hoje, estrategicamente colocada no centro do principal corredor rodoviário nacional” adiantando que “estas novas infra-estruturas e acessos potenciam o desenvolvimento do Montijo, permitindo um acesso facilitado às principais cidades do país, às principais infra-estruturas portuárias e aeroportuárias e a Espanha”.

Menos dinheiro para gastar em festas
Maria Amélia Antunes afirma que “enfrentarmos um período de enormes dificuldades financeiras que se tem traduzido numa diminuição substancial das receitas municipais” mas Montijo continuará a ser “uma terra promissora e de futuro”.
A Câmara Municipal de Montijo comemora o 27.º aniversário da ascensão de Montijo a cidade sem o número de actividades de outros anos, tendo em conta os constrangimentos orçamentais. “Nem sempre os dias que marcam uma cidade ou um concelho são comemorados como gostaríamos, mas algumas iniciativas e actividades serão realizadas, no âmbito do 14 de Agosto, ao longo deste ano” acrescenta a autarca.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários