Meia Maratona junta música e desporto em Lisboa


Corrida com muita música

O circuito Maratona Rock ‘n’ Roll, o maior circuito de corridas do mundo, com mais de 500 mil participantes em 24 cidades dos Estados Unidos, está a caminho da cidade de Lisboa. Domingo, 30 de setembro de 2012, a lendária Meia Maratona de Portugal renascerá como "Vodafone Meia Maratona RTP Rock ‘n’ Roll".

Prova começa no Montijo e acaba no Parque das Nações, em Lisboa

A música e a prática desportiva vão estar lado a lado na 'Vodafone Meia Maratona RTP Rock 'n' Roll', a disputar em Lisboa, entre a Ponte Vasco da Gama e o Parque das Nações, no próximo dia 30 de Setembro. A apresentação da prova decorreu hoje de forma original, com Carlos Móia, presidente do Maratona Clube de Portugal, organizador do evento, a surgir em palco ao lado de Zé Pedro, João Gil e Luís Represas. “Neste momento de tristeza devido à crise, vamos ter muita música ao longo do percurso desta meia-maratona, com seis grandes bandas. O evento que vai ter um total de dez palcos, o maior deles localizado junto do local de Meta onde durante duas horas estarão a atuar Alberto Índio, Luís Represas e João Gil e para finalizar Xutos e Pontapés, após a corrida.
A prova lisboeta, que este ano renovou o título “Gold Road Race”, a mais alta distinção atribuída pela IAAF, é a primeira do circuito “Rock'n'Roll Marathon Series” e integra uma série de eventos paralelos, entre os quais o já habitual 'Passeio Mimosa Avós e Netos' e a 'Prova de Mini-campeões', a terem lugar no sábado, dia 29 de Setembro, junto ao Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações.
Do ponto de vista competitivo, Lisboa volta a receber os melhores atletas do Mundo, com destaque para Tariku Bekele (Etiópia), medalha de bronze nos 10 000 metros nos Jogos Olímpicos de Londres e Priscah Jeptoo (Quénia), medalha de prata na maratona feminina dos Jogos Olímpicos de Londres.
Os melhores atletas nacionais também marcam presença e para estes está prevista uma lista de prémios de 12 500 euros.
Fora do âmbito da Elite, são já mais de 10 mil os participantes inscritos, um número recorde se atendermos a distância a que está o evento, com Carlos Móia a relembrar a probabilidade das inscrições esgotarem antes do prazo limite, como aconteceu em Março na Meia-Maratona de Lisboa. 


“Isto é serviço público”
Músicos juntam-se à maratona de Lisboa 

À margem da cerimónia onde marcaram presença, além do organizador Carlos Móia, dos muitos músicos, a situação da RTP também não passou ao lado. "Quando me perguntam o que é serviço público numa estação, posso responder que é exatamente isto: dinamizar e fomentar o desporto", referiu Nuno Santos, diretor de informação do canal (ainda) público de televisão.
A ligação entre a música e o desporto foi hoje aproveitada para algumas considerações dos músicos presentes, com a achega do vereador do desporto do município de Lisboa, Manuel Brito. Segundo este a transformação de salas desocupadas em infra-estruturas camarárias tem dado lugar a escolas de música para zonas carenciadas, uma responsabilidade que seguiu a deixa “largada” por João Gil : ”O ensino do desporto e da música no ensino primário e básico são grandes lacunas em Portugal”. Zé Pedro apontou a sua preparação física como um dos principais responsáveis da sua recuperação rápida do transplante de fígado a que foi recentemente submetido, enquanto Luís Represas traçou o paralelismo entre o palco e o asfalto : ”O palco é violento, é dos sítios que mais puxa por nós em termos físicos”.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários