Medalhas de mérito aprovadas na Moita


8850 euros para apoiar as Festas da Moita

Na última reunião, realizada a 16 de Agosto, a Câmara da Moita aprovou, entre outras propostas, a atribuição das medalhas de honra e de mérito municipal 2012, a atribuição de apoios financeiros ao movimento associativo, no âmbito das atividades realizadas nas Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, e a fixação do valor das comparticipações financeiras das famílias para a participação das crianças nos Prolongamentos de Horário da Componente de Apoio à Família, no ano letivo 2012/2013.

Câmara da Moita aprova subsídio para festas locais  

Dando continuidade à política de distinção de pessoas ou entidades que se tenham destacado pelos serviços prestados ao Município e à sua população, a Câmara da Moita deliberou atribuir, neste ano de 2012, no Dia do Município, que se assinalará no dia 11 de Setembro, a Medalha de Honra do Município ao Beira-Mar Futebol Clube Gaiense, pelos serviços de cariz desportivo e cultural, prestados à população do concelho ao longo de 65 anos de existência, e a Medalha de Mérito Económico e Social às três maiores empresas de metalomecânica, que se constituíram há décadas no Município da Moita e que são uma referência, a nível nacional e internacional, destacando-se também pelo número de trabalhadores que possuem e pelo volume de negócios: MCAV – Metalúrgica Central de Alhos Vedros, Lda, AMAL – Construções Metálicas, SA e RARI – Construções Metálicas, Engenharia, Projetos e Soluções Industriais SA.
A Medalha de Mérito Económico e Social será ainda entregue a António Luís Ribeiro dos Santos, mais conhecido como Tóninho, pessoa simples e trabalhadora, dona de uma mercearia em Alhos Vedros há 54 anos, e cujo nome é, sem dúvida, uma referência do Comércio Local.


Apoio ao Movimento Associativo
As Festas em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem, que decorrem de 7 a 16 de Setembro, são as festividades de maior relevância e tradição no concelho da Moita. Um dos fatores determinantes deste sucesso está na cooperação do movimento associativo que enriquece a programação destas festas populares com diferentes iniciativas. Neste âmbito, foram atribuídos subsídios no valor total de 8850 euros ao Centro Náutico Moitense, promotor da Noite do Fragateiro, da Regata de Embarcações Típicas do Tejo, do Concurso de Barcos Engalanados, do Cais Vivo e do lançamento de fogo diário, ao Grupo Tauromáquico Moitense, que assegura as entradas e largadas de toiros, à Banda Musical do Rosário, pelas suas participações na Apresentação das Festas, nos cortejos diurnos e noturnos, procissão, concerto, tarde do fogareiro e espetáculo de encerramento e ao Núcleo de Cicloturismo Moitense, pela promoção do habitual Passeio de Cicloturismo.
 
Apoio à educação
Na mesma reunião, foram também fixados os valores das comparticipações financeiras das famílias para a participação das crianças nos Prolongamentos de Horário da Componente de Apoio à Família nos Estabelecimentos Públicos de Educação Pré-Escolar, no ano letivo 2012/2013, no máximo de 53 euros e mínimo de três euros. Note-se que os valores mensais deste serviço são fixados com base nos cálculos dos rendimentos per capita dos agregados familiares.
A próxima reunião pública da Câmara da Moita realiza-se a 29 de agosto, pelas 21 horas no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Moita.

Agência de Notícias 

Comentários